Dicas para evitar problemas no controle do pH no Cultivo Indoor Green Power Grow

Описание к видео Dicas para evitar problemas no controle do pH no Cultivo Indoor Green Power Grow

PH, DICAS NO CONTROLE DO PH

Na chamada escala de Sorensen o pH de uma solução que varia entre 0 e 14 permite classificá-la como:
● ácida se o pH menor que 7
● básica ou alcalina se o pH maior que 7
● neutra se pH igual a 7

O controle do pH não pode ficar em segundo plano na rotina de manutenção de um cultivo.
Isso vale tanto para o pH da água quanto para o do pH do solo. O monitoramento e ajuste do pH eh tarefa pede um pouco mais de conhecimento técnico.
Para fazer isso, você conta com a ajuda de diferentes modelos de medidores de pH. Os medidores podem ser digitais ou analógicos. Alguns modelos contam com sensores de umidade, além de monitoramento da temperatura. Em posse de um medidor, o cultivador poderá acompanhar os níveis de acidez e de alcalinidade da água e do solo. O monitoramento é o que possibilita que o dono do cultivo possa ajustar para mais ou para menos o índice do pH. Se o pH estiver em desequilíbrio, poderá resultar na dificuldade da planta absorver os nutrientes presentes no solo, o que irá prejudicar seu desenvolvimento.
O parâmetro na medição do pH gira em torno de 6, podendo ficar entre 5,5 e 6,5, que são os índices toleráveis numa escala que vai até 14. Abaixo de 5,5, é preciso agir para buscar o equilíbrio.

QUAL O PAPEL DO PH NO DESENVOLVIMENTO DA PLANTA? POR QUE É TÃO IMPORTANTE?

Como você viu, o controle do pH está relacionado ao monitoramento dos níveis de acidez e alcalinidade nas plantas. Sua importância é ser um aliado para que haja um equilíbrio entre os índices e assim a planta possa absorver os nutrientes necessários para seu melhor desenvolvimento. Elementos como Zinco, Boro e Ferro dependem muito do controle correto do pH. São elementos essenciais nas plantas e sem eles criam-se deficiências que colocam em risco a própria sobrevivência delas. O Zinco, por exemplo, ajuda na maturação da planta. Já o Boro dá mais força e resistência, enquanto que numa planta que seja privada de Ferro, a fotossíntese fica prejudicada.

Por causa disso, espera-se que haja mais neutralidade no solo e nas soluções aquosas, com equilíbrio no pH. Mas esta não é uma regra. Em algum momento, a partir da medição do pH, você poderá ser levado a deixar o solo mais alcalino ou mais ácido, dependendo da necessidade que a planta apresentar. Tenha foco na importância de fazer com que as raízes possam tirar o melhor proveito dos nutrientes e, de preferência, nas medidas adequadas.

COMO IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS SINTOMAS COM PROBLEMAS NO PH?

Se houver problema com o pH, uma das formas de identificar é observar o crescimento das folhas da planta. Se estiverem danificadas, isso pode ser sinal de que o pH possa estar desregulado para baixo e assim contribuindo para a maior acidez próximo às raízes. Isso dificulta a absorção de nutrientes por parte das plantas.

Já quando o pH está desregulado para cima, com o solo mais alcalino, as plantas apresentam queimaduras nas pontas, facilmente identificáveis. As folhas também ficam com um aspecto retorcido. Na solução deste problema, percebe-se a importância de fazer o controle de pH corretamente. Para corrigir o que está queimando as folhas, o cultivador pode concluir que deve aplicar mais fertilizantes. No entanto, isso só deve ser feito depois que você medir o pH do solo, monitorar por alguns dias medindo diariamente e avaliar os resultados. Se o pH estiver desequilibrado, a adição de mais fertilizantes não terá efeito, pois é certo que a planta não conseguirá absorver esses nutrientes. A primeira medida a ser tomada é o ajuste do pH.

QUE MEDIDAS TOMAR PARA AJUSTAR O PH?

Se fez a medição do pH e identificou que há algo de errado, uma das ações que você pode adotar é fazer um flush, a lavagem do solo com água. Isso ajuda a identificar se está havendo algum problema com as raízes. Basta observar se a água drena com facilidade até o fundo do vaso e também ir fazendo a medição do pH da água que escorre.

O índice de controle do pH pode apresentar variação decorrente do tipo de substrato usado. Neste caso será preciso conferir que tipo de adubo foi colocado no solo. Optar entre orgânico e mineral podem agir de diferentes maneiras em se tratando de retenção de nutrientes e isso pode contribuir para o desequilíbrio do pH. Especialmente no uso de substratos sem nutrientes (ou também chamados inertes), há mais chances do pH ser mais desregulado, mais instável. Neste tipo de situação é recomendado fertilizar com solução nutritiva e monitorar o pH a toda nova adição de nutrientes.

Comprem os itens do video em nosso site:
www.greenpower.net.br

Curtam / Compartilhem / Se Inscrevam

Jah Bless

www.greenpower.net.br
www.facebook.com/GreenPowerSmartShop
www.instagram.com/greenpowersmartshop

Комментарии

Информация по комментариям в разработке