Moema, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Описание к видео Moema, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Moema na Região Centro Oeste de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Vamos publicar todas as 853 cidades de Minas Gerais, para você que quer rever sua cidade ou pesquisar condições para visitar, morar ou investir e, se gostar do nosso trabalho, lhe convidamos a fazer parte do Clube de Assinantes do Canal Naeco, por apenas R$7,99 você ajudará a cumprir esta meta, que divulgará a sua cidade.
O acesso a cidade de Moema é feito pela rodovia BR 262 entre as cidades de Bom Despacho e Luz e está a 176 Km da Capital Belo Horizonte.
Na região onde é hoje a cidade de Moema, no início da colonização, era habitada por povos originários Gataguás. Existem indícios de formação de quilombos por escravos fugitivos e outros que se juntaram no final da escravidão.
A primeira sesmaria demarcada oficialmente na região aconteceu em 1767 e recebeu o nome de Ribeirão de Santo Antônio onde iniciou o povoado de “Doce” tendo como primeiros a se instalar Manoel da Costa Gontijo e Pedro Ferreira da Silva.
O nome do povoado “Doce” se deu por um incidente onde teria caído um carregamento de rapaduras em um córrego próximo da fazenda com engenho que as produziram.
Pedro Ferreira da Silva Filho, herdeiro de seu avô Manoel da Costa Gontijo foi quem instalou a Cruz-semente (cruzeiro), na época da proclamação da república (1889), como marco do início do povoado do Doce.
Não se tem definido o doador das terras para a construção da primeira capela do povoado, pode ter sido o próprio Pedro Ferreira da Silva Filho, Nicolau Leite ou mesmo os dois, mas a condição é que seria dedicada a São Pedro, no ano de 1900.
O povoado Doce se desenvolveu em torno da capela de São Pedro e em 1923, um movimento popular pressionou a elevação do povoado a distrito de Bom Despacho com o nome de Moema.
A mudança do nome para Moema pode ter sido uma homenagem ao personagem da obra “Caramuru”, poema épico de autoria do Frei Santa Rita Durão.
O crescimento do povoado começou a exigir uma igreja maior para atender ao tamanho do distrito e assim em 1926 Manoel Pinto iniciou a construção, no mesmo local da capela original e terminou a Igrejinha de São Pedro em 1931.
Em 12 de dezembro de 1953 o distrito de Moema se desmembra de Bom Despacho se elevando a município de Moema.
Hoje, junho de 2024, o município de Moema conta com uma população se aproximando de 8.000 habitantes, com um domínio territorial de 202,663 Km², em altitude de 728m e é banhado por córregos e ribeirões que desaguam no rio São Francisco e pertencem a bacia do Rio São Francisco.
Os municípios que fazem divisa com o município de Moema são: Bom Despacho, Santo Antônio do Monte, Lagoa da Prata e Luz.
A base da economia do município de Moema é a agropecuária e prestação de serviços, podendo também considerar a expansão de pequenas indústrias no município.
O município tem o privilégio de ser banhado a oeste pelo Rio São Francisco que recebe as águas dos ribeirões Santa Luzia e Santo Antônio, córrego dos Machados, Rio Jacaré e das lagoas Grande, das Piranhas, dos Peixes, Criminosa, Mariana e comprida que além da pescaria são lugares de rara beleza para contemplação dos amantes da natureza.
Uma cidade bucólica de povo simples e hospitaleiro que promove festas populares, comemorações religiosas e culturais como a Festa Senhora do Rosário ou do reinado, Festa do Cavalo e do Congado com suas cortes e instrumentos de origem africana que atraem muitos visitantes para os eventos com shows, barraquinhas de comidas típicas e artesanatos, bons motivos para você passear, morar ou investir em Moema.

Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
   / @naeco  

Produção: Revista Digital Naeco
https://www.naeco.com.br
Música: Livre
Autor: Humberto Furtado
Contato: (31) 9 9899-9279 (WhatsApp)
mail: [email protected]

Комментарии

Информация по комментариям в разработке