Paulo Jorge Ferreira e Sinfonietta de Braga: Improvisata

Описание к видео Paulo Jorge Ferreira e Sinfonietta de Braga: Improvisata

Paulo Jorge Ferreira (n. 1966)
Improvisata (2003)

Paulo Jorge Ferreira, acordeão
Jean-Marc Burfin, direção musical
Orquestra Sinfonietta de Braga

"Improvisata" [Prefácio do compositor]
A ideia de escrever esta peça surgiu de uma forma totalmente inesperada. “Improvisata”, o seu título, vem no fundo ao encontro deste fator surpresa.
Juntando o facto de ter uma grande empatia com os instrumentos de corda e de no ano letivo 2003/2004 ser o orientador de um grupo de câmara de excecional qualidade artística, decidi espontaneamente escrever uma peça dedicada a este quinteto (quarteto de cordas e acordeão). No seu todo, a obra foi criada sem qualquer conceito estrutural/estético pré-estabelecido ou pensado. Existe um só momento, esse sim, planeado no decorrer da escrita, onde associei o nome da peça a uma parte específica da mesma, no que resultou um pequeno improviso para cada um dos cinco instrumentos.
Esta obra apresenta um fortíssimo caráter rítmico. No seu percurso aparecem, por vezes, melodias muito doces, apaixonantes e em alguns instantes a obra revela uma grandiosidade orquestral assinalável com a presença de temas quase épicos. Os contrastes rítmicos, temáticos e de tempo são talvez as características mais evidentes da “Improvisata”.
(Esta obra, originalmente, foi escrita para acordeão e quarteto de cordas. A versão para acordeão e orquestra de cordas foi feita em 2005)

Комментарии

Информация по комментариям в разработке