A Orquestra Sinfónica ARTAVE apresentou-se em concerto no passado dia 17 de fevereiro, no Auditório 1 Padre António Vieira, sob direção do internacionalmente aclamado maestro, David Bruchez-Lalli.
I PARTE
00:50 - J. Brahms - Abertura Festival Académico op. 80
11:30 - A. Arutiunian - Concerto para trompete e orquestra
11:58 - I. Andante
13:20 - II. Allegro enérgico
14:47 - III. Meno mosso
20:15 - VI. Allegro
Ângelo Fernandes, Trompete
II PARTE
29:33 - R. Schumann - Sinfonia nº 4 em Ré menor, op. 120
29:44 - I. Muito lento -Vivo
39:52 - II. Romanze: Muito lento
43:30 - III. Scherzo: Vivo
48:22 - IV. Lento-Vivo-Rápido - Presto
Direção: David Bruchez-Lalli
David Bruchez-Lalli
Nasceu em Fully, Valais, na Suíça. Iniciou a sua carreira artística profissional com apenas quinze anos através de apresentações com a conceituada Orquestra da Ópera de Lausanne e, em 1994, foi o primeiro instrumentista de sopro (metais) a atingir a final do concurso "Eurovision Young Musicians”, em Varsóvia, na Polónia. Dois anos mais tarde, foi indicado por Franz Welser-Möst para a Orquestra da Ópera de Zurique e, a partir de 2005, assumiu a posição de 1.º Trombone Solista da Tonhalle Orchestra Zürich, sob a direção de David Zinman, o qual viria a ser o seu futuro mentor. Foi laureado com o 1.º prémio em diversos concursos internacionais, destacando-se: "Concours d'Exécution Musicale de Genève”, “International Tribune of Young Musicians - UNESCO”, em Bratislava, e «Swiss Youth Music Competition». Após a conclusão dos seus estudos musicais no Conservatório de Música de Lausanne, onde recebeu o “Soloists Diploma”, foi admitido na Herbert von Karajan Academy, tendo-se apresentado com a Berlin Philharmonic Orchestra e o reputado maestro Claudio Abbado. Enquanto solista, tem actuado com inúmeras orquestras, incluindo a Orchestre de la Suisse Romande, Warsaw National Orchestra, Kremerata Baltica, Kammerakademie Potsdam, Orchestra della Svizzera Italiana, Sinfonietta Lausanne, Symphony Orchestra Basel, Orchestre de Chambre de Lausanne, Tonhalle Orchestra Zürich, Camerata St. Petersburg e Slovak Radio Symphony Orchestra. Iniciou a sua actividade de direção de orquestra em 2003, regendo a Orchestra Academy of the Zürich Opera House na obra «A História do Soldado», de Igor Stravinsky. A sua primeira experiência de enquanto maestro na área da ópera ocorreu em 2007, com a «Tosca» de Giacomo Puccini. Desde 2010, dirige a Tonhalle Orchestra Zürich, com a qual implementou um ciclo de concertos para famílias. No âmbito do ensino, foi nomeado Professor na University for Music of Detmold (Alemanha) com apenas 29 anos de idade e, desde 2009, ocupa a mesma posição na Zürich University of the Arts. David Bruchez-Lalli é maestro da Jugend Sinfonie Orchester Zürich (Orquestra Sinfónica Juvenil de Zurique) desde 2015.
Ângelo Fernandes
Professor de trompete na ARTAVE e no Conservatório de Guimarães, Ângelo Fernandes é licenciado pela ESMAE na classe do professor Kevin Wauldron e Profissionalizado pela Universidade Aberta. Nascido em Guimarães iniciou os seus estudos na ARTAVE, na classe de trompete dos professores Maciel Matos e Paulo Silva. Desde 1998 a 2006 participou nos Jovens Músicos de Guimarães como solista, e por vezes com executante da Orquestra de Sopros da Academia de Música Valentim Moreira de Sá, dirigida pelo professor Vítor Matos. Em 1999 participou no primeiro concurso de Castelo de Paiva, onde obteve o terceiro prémio. Em 2005 é convidado para ir representar Portugal a Alemanha (Estugarda), pelo grupo dos LYONS. Nesse mesmo ano, e juntamente com um conjunto de amigos da ESMAE funda o Grupo de Trompetes ARTBRASS. Em 2006 participa na conferência de trompetistas (International Trumpets Guild) realizada nesse ano em Filadélfia (EUA) e no concurso realizado pela mesma, obteve o terceiro prémio. Em 2008 até Dezembro de 2009 foi primeiro trompete solista da Orquestra do Norte (Associação Norte Cultural), onde teve a oportunidade de tocar a solo com a mesma. ¶ Participou em cursos de aperfeiçoamento musical com trompetistas conceituados mundialmente, tais como: Steve Mason, André Henry, Eric Aubier, Pierre Dutot, Fernando Ray Garcia, Luís Gonzales, John Aigi, Pasi Pirinen e Hakan Hardenberger. Já colaborou com as orquestras Artave, Sinfónica Minho-Galaica, Sinfonieta (ESMAE), Sinfónica Casa da Música e Sinfónica Portuguesa. É membro fundador e solista A da primeira Brass Band em Portugal “Dogma Brass Band” dirigida pelo professor Nuno Machado, é igualmente membro fundador e solista A, da Orquestra Guimarães, dirigida pelo maestro Vítor Matos. É membro executante do grupo de metais sinfónico Massive Brass Attack (MBA), dirigida pelo professor Sérgio Carolino. Em 2018 desempenha o papel de instrumentista solo com o concerto de Haydn com a Orquestra de Guimarães dirigida pelo maestro David Bruchez.
➤ / artavetv
➤ / artavetv
➤ https://site.artave-ep.pt/
Информация по комментариям в разработке