GELO NA SUCÇÃO INDICA REALMENTE RETORNO DE LÍQUIDO PARA O COMPRESSOR?

Описание к видео GELO NA SUCÇÃO INDICA REALMENTE RETORNO DE LÍQUIDO PARA O COMPRESSOR?

Neste vídeo é possível comprovar, que nem sempre, uma pequena formação de gelo na carcaça de um compressor indica "retorno de líquido", pois com o manifold e um termômetro, é possível notar que "não há retorno de líquido para o compressor". O fluido usado no sistema é o R-22. A temperatura medida na linha de sucção são -1,3 graus Celsius e a pressão de sucção são 26 PSI. Então, fazendo o cálculo do superaquecimento total (que é medido a 15 cm da carcaça do compressor), chegamos ao seguinte dado:

SA (total) = TLS - TES onde SA é superaquecimento (total), TLS é temperatura da linha de sucção e TES é temperatura de evaporação saturada (pressão manométrica convertida em graus Celsius). Assim temos:

SA = -1,3 - (-16,46) = 15,16 K

Observação: -16,46 equivalem a conversão de temperatura, dos 26 PSI manométricos, que é a pressão de sucção. Para fazer esta conversão, Eu utilizei o App "Régua de Pressão (Ref Tools)" da Danfoss, que é gratuito e está disponível gratuitamente para celulares Android e iPhone.

Lembrando que o compressor Danfoss em questão, suporta uma temperatura máxima de sucção da ordem de 50 graus Celsius.

Ou seja, o superaquecimento total são 15,16 K, o que comprova que "não há a menor possibilidade de estar retornando líquido para o compressor".

Espero que tenham gostado e me coloco ao dispor de todos, para esclarecer eventuais dúvidas.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке