Olá, sou Cristiane Garcia, psicóloga especializada em psicoterapia cognitivo comportamental. Nesse vídeo explico como ocorrem as emoções e qual papel elas desempenham. Também falo sobre como lidar melhor com as emoções e sentimentos.
REDES SOCIAIS
Inscreva-se: https://www.youtube.com/c/CristianeGa...
Site: https://www.cristianegarcia.com
Instagram: / psicologia.cristianegarcia
______________________________________
A palavra emoção tem origem no latim “movere”, eu já encontrei também como “motus” e ambos querem dizer mover ou movimentar. No dicionário convencional uma das definições é a mesma: ato de deslocar, movimentar ou agitação de sentimentos; abalo afetivo, comoção. Dessa forma fica clara a relação entre emoção e ação. A emoção é uma resposta do nosso organismo e portanto fisiológica que nos permite lidar com estímulos e mudanças do ambiente. Cada emoção desempenha uma função específica que vai direcionar o nosso comportamento, a nossa ação para lidarmos com essas mudanças. É diferente de sentimento, porque a emoção acontece muito rapidamente, por uma questão biológica e de sobrevivência e o sentimento é a percepção da experiência vivida, é quando você toma consciência da emoção. Todos esses fatores caminham juntos: emoção, pensamento, sentimento e comportamento. Pensamentos são interpretações, é quando você dá significado aos eventos, e esses pensamentos geram sentimentos e sentimentos geram pensamentos. É por isso que mesmo pessoas diferentes diante de situações semelhantes, reagem de forma distinta. A maneira como lidamos com as nossas emoções e sentimentos tem influência da cultura em que vivemos, a experiência de vida e a personalidade de cada um.
Raiva: o sangue flui para as mãos, o batimento cardíaco acelera e maior energia é gerada e por isso uma sensação de calor, mas pra que a gente possa se defender. Você pode usar a sua indignação pra não permitir que tirem os seus direitos.
Medo ou ansiedade: há um maior fluxo de sangue nos músculos pra que você possa fugir. Não é muito incomum que quando levamos algum susto, ficamos com o rosto pálido, já que é uma região que não precisa de tanto sangue num momento de fuga. Em algumas situações, a pessoa pode ficar imóvel, ainda que por um breve momento, para que se considere a possibilidade de se esconder.
Alegria: a atividade cerebral favorece o aumento de energia, podendo dar ao corpo entusiasmo para a execução de tarefas.
Tristeza: há uma perda de energia e entusiasmo pelas atividades, a velocidade metabólica do corpo fica reduzida. Pode acontecer em situações de uma grande perda, de um luto ou uma decepção significativa, em que um certo retraimento introspectivo pode ser útil pra que a pessoa possa lamentar a perda ou frustração, pensar nas consequências, se adaptar às mudanças e planejar um recomeço quando a energia retornar.
Surpresa: erguemos as sobrancelhas e arregalamos os olhos, entra mais luz na retina e proporciona uma varredura visual mais ampla para que possamos obter mais informação sobre um acontecimento inesperado, podendo traçar um melhor plano de ação.
Repulsa ou nojo: recebemos a mensagem de algo que desagradou ao paladar, ao olfato. O lábio e o nariz se retorcem para evitarmos comer algo estragado.
Não há como controlar a emoção propriamente, no sentido de que elas ocorrem fisiologicamente sem um aviso prévio numa fração de segundos, mas podemos sim exercer o autocontrole de como lidamos com elas e com os nossos sentimentos: através da compreensão das emoções, autoconhecimento, autodiálogo, mudança de atitude, prática e então regulação das emoções.
Se você tem encontrado dificuldades em lidar com emoções, sentimentos, ou percebe que algumas emoções ocorrem em grande intensidade e com muita frequência te prejudicando em algumas áreas da sua vida e se você gostaria de ter mais autoconhecimento, a psicoterapia certamente será um processo muito útil.
______________________________________
Cristiane Rodrigues Garcia
Psicóloga e Psicoterapeuta
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Medicina da USP
CRP 06/84018
AVISO:
As informações compartilhadas no canal Cristiane Garcia possuem caráter educativo que podem auxiliar no entendimento sobre assuntos relacionados a saúde mental e equilíbrio emocional. O conteúdo dos vídeos não substituem uma avaliação e nem tratamento de um profissional da saúde.
Информация по комментариям в разработке