(BATALHA DOS AFLITOS) - Náutico 0x1 Grêmio - Rádio Gaúcha (Narração Pedro Ernesto Denardin)

Описание к видео (BATALHA DOS AFLITOS) - Náutico 0x1 Grêmio - Rádio Gaúcha (Narração Pedro Ernesto Denardin)

O único vídeo disponível no YouTube até esta data com a narração da marcação da penalidade máxima, a confusão, a batida e a defesa do pênalti, e o gol do Grêmio no mais indubitavelmente jogo mais épico da história do futebol: a Batalha dos Aflitos.

O dia era 26 de Novembro de 2005, um sábado às 16h. Os quatro times que chegaram ao quadrangular final do Brasileirão Série B de 2005 eram: Grêmio, Náutico, Portuguesa e Santa Cruz. Os dois jogos derradeiros do quadrangular aconteceram no mesmo horário, 16h, e na mesma cidade: Recife, capital de Pernambuco.

Um no Estádio José do Rego Maciel (conhecido popularmente como Estádio do Arruda ou Arrudão, ou ainda Mundão do Arruda), onde o jogo era Santa Cruz x Portuguesa. O time da casa venceu de virada por 2x1, jogo também tenso, mas nada perto do que acontecia a pouco mais de 2kms dali, no Estádio Eládio de Barros Carvalho, popularmente conhecido como Estádio dos Aflitos.

O jogo era Náutico x Grêmio, um jogo truncado, peleado, guerreado, com muitas faltas e entradas duras de ambas as equipes que buscavam uma vaga para subir. O Grêmio apenas precisava do empate para ser promovido de volta ao lugar que não deveria jamais ter saído. Já o Náutico precisava essencialmente da vitória. E havia perdido um pênalti no primeiro tempo com Bruno Carvalho, que bateu na trave. Aos 30 minutos do segundo tempo, Escalona tocou a mão na bola, fez falta, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Cinco minutos depois... bom, é melhor que vocês assistam.

Voltando ao que eu disse no começo, digo "indubitavelmente jogo mais épico" porque todo o ambiente criado antes do jogo, durante o jogo, as expulsões, o erro na cobrança do pênalti, e o gol marcado por uma equipe completamente esfacelada, com 7 jogadores em campo contra 10 do outro time (um jogador do Náutico foi expulso numa falta logo antes do gol), jamais irá se repetir na história do futebol. Pode-se passar milhões, bilhões de anos que nada irá ser igual. Pode haver algo levemente parecido, mas não dessa forma, com tudo o que aconteceu.

FICHA TÉCNICA:
NÁUTICO 0 X 1 GRÊMIO
Local: Aflitos, Recife (PE)
Data: 26/11/2005
Árbitro: Djalma José Beltrami (RJ)

NÁUTICO: Rodolpho, Bruno Carvalho (Miltinho), Batata, Tuca e Ademar; Tozo (Betinho), Cleisson, Danilo e David (Romualdo) – Técnico: Roberto Cavalo.

GRÊMIO: Galatto, Patrício, Domingos, Pereira e Escalona; Nunes, Sandro Goiano, Marcelo Costa e Marcel (Anderson); Lipatin (Marcelo Oliveira) e Ricardinho (Lucas) – Técnico: Mano Menezes.

Expulsos do Grêmio: Escalona (5 minutos antes de toda a confusão), Patrício, Nunes e Domingos.
Expulso do Náutico: Batata.

Pênaltis foram perdidos por Bruno Carvalho (no 1º tempo) e Ademar.
Gol do Grêmio foi marcado por Anderson.

Narração: Pedro Ernesto Denardin
Comentários: Ruy Carlos Ostermann
Reportagem: José Alberto Andrade e Silvio Benfica
Plantão: Cleber Grabauska
Áudio: Rádio Gaúcha de Porto Alegre
Imagens: SporTV (Faixa Especial)

Todos os direitos reservados ao Grupo Globo e ao Grupo RBS de Comunicação.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке