PROJETO TRADIÇÃO SP
Município: Ibiúna
Nome do evento/projeto: Projeto “Mais Arte, Mais Una”
Produto(s) cultural(is) disponibilizado(s): Documentário “Feira da Capelinha”
A Feira da Capelinha foi inaugurada no dia 25 de maio de 2019, exatamente no dia que foi comemorado o centenário em homenagem ao Divino Espírito Santo e São Sebastião. Inicialmente contou com 11 (onze) barracas e 27 (vinte e sete) expositores, sendo que atualmente são mais de 40 (quarenta) barracas e mais de 70 expositores.
A Feira da Capelinha é voltada para o turismo da cidade, oferece muita arte, cultura, gastronomia e também traz na sua essência o dever de apoiar as ações sociais da cidade, como por exemplo, as campanhas coordenadas pela Miriam Prestes da OTMO, JEEP Noel, Casa Santa Rita, Varal Solidário com o Grupo “Luz, Câmara e Boa Ação”, Faça uma Criança Feliz com Luiz Henrique, Lecir da OPA, entre outras.
Esta celebração acontece uma vez por mês na praça do ponto turístico da cidade denominado “Capela do Bom Jesus da Prisão”, Av. São Sebastião s/n.
Com base nas pesquisas do historiador Sr. Linense, a primeira capela era de madeira e foi construída 1875 no terreno doado pelo descendente de português Sr. Galdino Raymundo Carmelo. A imagem do Bom Jesus da Prisão foi esculpida em 1884, na cidade de Porto – Portugal – e foi um presente do descendente de português, Sr. Manoel Joaquim Neves Júnior.
O movimento para construção de uma nova Capela iniciou com o sírio/libanês Sr. Feliciano Abib. O pedreiro Italiano, Sr. João Silvestre foi o responsável pela obra.
A inauguração da nova Capela ocorreu em 29 de agosto de 1928, pelo capitão Salvador Leonardo Rolim de Oliveira.
Em agosto de 2020 a Capela e toda sua praça passou por manutenção, ficando revitalizada como nunca visto. No dia 29 de agosto de 2020 foi realizada a missa campal pelo Padre Daniel em comemoração e agradecimento aos responsáveis pela revitalização, Prefeito e toda sua equipe, Parceiros da Feira da Capelinha e todos os demais envolvidos.
A Feira da Capelinha tem como objetivo principal resgatar, valorizar e difundir a tradição, a arte e cultura da Estância Turística de Ibiúna.
A Feira tem um pouco de tudo, tem artesanato, gastronomia local, cantores da cidade, apresentação de coral, de peças teatrais, produtos artesanais como por exemplo: queijo, mel, pamonha, pastelzinho de milho, ou seja, tudo com objetivo de valorizar os produtos da cidade e resgatar histórias. A Feira acontece no ponto turístico tombado como patrimônio histórico do município denominado “Capela do Bom Jesus da Prisão”. Antes da existir a Feira da Capelinha, o local era pouco visitado.
A Feira da Capelinha começou em maio/2019 e movimentou mais de 1.400 visitantes registrados. O movimento da Feira motivou a abertura da Capela em outubro/2019. A Capela ficou fechada por muitos anos e com a abertura reavivou a curiosidade do público em geral conhecer a Capela e sua história. Registrou-se 652 assinaturas, mas certamente foi um número bem maior de visitas dentro da Capela que nunca foi tão visitada nos últimos tempos.
O projeto "Mais Arte, Mais Una" , em meio a pandemia, visa documentar, através da linguagem audiovisual, o percurso histórico da marco principal e anfitriã deste evento mensal: A capela de Bom Jesus da Prisão, passando por todo o processo de sua concepção através de video-relato de moradores e familiares dos envolvido na construção, passando pela documentação histórica de sua importância geográfica para o desenvolvimento urbano no município, com a inclusão de entrevistas com historiadores locais, contemplaria ainda o detalhamento sobre o processo de tombamento histórico cultural da capela até chegar na realização do evento "Feira da capelinha", com o porquê da escolha deste local para esta celebração mensal e a importância cultural, histórica e turística que esse evento vem proporcionando junto à este marco municipal, deixando sempre evidenciado o valor cultural e o despertar artístico que esta construção traz à cidade.
O projeto da Tradição SP ONLINE vem ao encontro da necessidade de valorizar e evidenciar a cultura local ibiunense e ligar a antiga tradição às novas que estão se firmando na cidade. Ao documentar esse evento cultural, que valoriza o fazer e a tradição local, tendo como base todo o contexto do local que o "recebe" e o conecta com os visitantes e turistas, promoveremos a Feira da Capelinha de forma extensiva, lembrando ao cidadão ibiunense o orgulho que é ser "gente da terra" e mostrando à todas as cidades circunvizinhas, turistas em potencial, à região, e até mesmo a todo o estado, quão felizes somos pela cultura que carregamos, e quanta arte somos capazes de transbordar.
Информация по комментариям в разработке