Qual "GASTA" mais: "Resistência" de chuveiro COMUM ou BLINDADA? 💸🛁

Описание к видео Qual "GASTA" mais: "Resistência" de chuveiro COMUM ou BLINDADA? 💸🛁

👉 Viver de Projetos Elétricos: https://eletr.co/viverdeprojetos1

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://eletr.co/aula?utm_content=yt1...
------

📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉
👉 https://eletr.co/fala-eng?utm_content=
------

Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Qual "GASTA" mais: "Resistência" de chuveiro COMUM ou BLINDADA? 💸🛁

Como sempre gosto de frisar, digo aqui, o mundo está evoluindo e a elétrica também está evoluindo. Lâmpadas LED, tomadas inteligentes e até os chuveiros estão evoluindo.
Isso mesmo, além dos tradicionais chuveiros elétricos, também temos os chuveiros eletrônicos e agora os chuveiros com resistência blindada, que dispõem de uma resistência protegida por um tubo.

Mas aí vem uma dúvida: Será que o chuveiro com resistência blindada gasta mais energia do que o comum?

Mas de volta pra aula quando falamos em economia de energia, todo mundo fica de antena ligada né, afinal pouca gente tá nadando na grana igual ao tio patinhas né.

Só que uma coisa que você talvez não saiba, é que o chuveiro elétrico pode representar até 1⁄4 do valor de sua conta de luz. Sendo assim, buscar chuveiros mais econômicos, alivia bastante o bolso.

Mas será que um chuveiro de resistência blindada vai consumir mais ou menos energia do que um chuveiro com resistência normal? É isso que pretendemos confirmar…

Temos aqui 2 resistências, que apesar de serem bem diferentes, possuem as mesmas características elétricas, conforme seus fabricantes: potência de 5500W em 127V.
E porque escolhemos esta potência? Porque é a potência mais comum usada na maioria das residências brasileiras é a de 5500W.

Esta maior aqui é a resistência blindada. O diferencial desta resistência é que o seu filamento está envolto em uma capa de proteção e esta outra aqui é a resistência comum, onde o seu filamento fica à mostra.

E como faremos este teste?
Vamos fazer a ligação delas na máxima potência que o fabricante informa e ver qual será o consumo de cada uma delas. E não apenas isso. Durante 1 minuto, vamos verificar o aumento de temperatura da água em um recipiente que cada resistência irá proporcionar.

Para conferir a potência, e a corrente vamos usar nosso wattímetro.
E para aferir a temperatura, vamos usar nossa câmera térmica.

E aqui está nossa montagem. Fase e o neutro saem do nosso QDC e chegam neste DR e as saídas serão ligadas direto nas resistências, que ficarão dentro deste refratário.

Vamos começar nosso teste com a resistência tradicional. Observem que a temperatura na água do refratário está em torno de 24 graus. Assim que ligamos o DR, vejam que a corrente dessa resistência está em pouco mais de 38 amperes e a potência está em um pouco acima de 4100 watts. Após 1 minuto de teste, a temperatura da água dentro do recipiente está em quase 59 graus.

Agora é hora de fazermos o teste com a resistência blindada. Substituímos a água do recipiente para não haver interferência com o teste anterior. Ao iniciarmos o teste, a temperatura na água do refratário novamente está próxima de 24 graus. Assim que ligamos o DR, vejam que a corrente dessa resistência está em pouco mais de 33 amperes, 5 amperes a menos que o resistor convencional e a potência do blindado esta em 3700 watts. praticamente 400w a menos que o outro resistor. Agora o que mais chamou a atenção é que após 1 minuto de teste, a temperatura da água dentro do recipiente está em quase 63 graus, praticamente 4 graus a mais que a anterior.

Tá André, mas a água não fica armazenada no recipiente, ela passa direto pelo chuveiro, não chega nessa temperatura!

Concordo com isso, mas o teste foi justamente para conseguir medir a eficiência de trabalho dos resistores usando apenas o mesmo tempo como referência, e a conclusão disso é que mesmo dissipando uma potência menor o resistor blindado esquentou mais a água em nosso refratário, ou seja, a resistência blindada se mostrou mais econômica do que a resistência comum.

Eu confesso que fiquei surpreso com o teste, e vou olhar com mais carinho daqui pra frente na hora de comprar chuveiros, mesmo o resistor blindado sendo mais caro, a economia que achamos aí foi de quase 10% sem perder temperatura de aquecimento, pelo contrário, aqueceu foi mais. Sem contar que resistência blindada não faz aquele barulho característico de chuveiro tradicional, o banho é bem mais silencioso.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке