Atalanta de Gasperini enfim é coroada com um título do tamanho que o trabalho merecia há anos

Описание к видео Atalanta de Gasperini enfim é coroada com um título do tamanho que o trabalho merecia há anos

A Atalanta é campeã da Europa League 2023/24. Um título inédito para o clube e que chega como brilhante maneira de coroar um trabalho de anos.
Gasperini faz um dos melhores trabalhos do continente há várias temporadas, mas o título vinha batendo na trave. Desbancar um invicto e badalado Bayer Leverkusen em uma final europeia foi o palco perfeito para a consagração de quem tanto merecia tal recompensa.
Para completar, o choque de estilos de treinadores era muito aguardado. Dois modelos diferentes, de treinadores de gerações diferentes. Mas com muito conteúdo para ser observado, e não apenas nos 90 minutos. O debate vai além, como enfatizava o artigo "Uma Nova Era", publicado na revista do setor técnico da Federação Italiana na semana anterior. Os modelos são causa e consequência de algumas das transformações futebol mundial na última década.
E, em campo, levou a melhor quem executou melhor sua proposta. No caso, os agressivos encaixes individuais da Atalanta. Uma referência em duelos defensivos baseados em um tipo de marcação que voltou a ser comum nos últimos anos.
Xabi Alonso tentou manipular esses encaixes buscando determinadas movimentações, mas encontrou muita dificuldade para progredir desde os primeiros passes. E sem uma referência para saídas diretas, não teve alternativa e foi superado pela enorme capacidade de duelos individuais de jogadores como Djimsiti, Hien, Ederson e Koopmeiners.
Lookman foi o nome do jogo, com um hat-trick numa final europeia.
Cai a invencibilidade de um histórico Bayer Leverkusen, campeão invicto da Bundesliga.
Mas a Atalanta enfim recebe o prêmio que merecia.

(0:00) Atalanta campeã!
(2:45) Choque de tendências táticas
(7:55) Campinho da final
(9:25) A proposta de Xabi Alonso
(12:15) A execução da Atalanta
(16:50) Os encaixes agressivos
(22:25) Rara aproximação no ataque
(24:10) Final riquíssima

Комментарии

Информация по комментариям в разработке