(ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL) - Reforma Psiquiátrica e RAPs- AULA 18/08/2020

Описание к видео (ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL) - Reforma Psiquiátrica e RAPs- AULA 18/08/2020

O modelo de atendimento do hospital psiquiátrico passou por diversas mudanças ao longo de anos, indo de um espaço de restrição e controle da loucura, para uma prática que visa um olhar mais ampliado para o sujeito. Essas várias transformações do atendimento psiquiátrico se iniciaram com a Reforma Psiquiátrica, um movimento que reivindicava melhores condições de tratamento aos sujeitos com distúrbios mentais, buscando uma forma de tratamento mais humanizada e sem o uso de medidas abusivas e violentas, além de denunciar as práticas que se utilizam de métodos invasivos e que degradam o sujeito.
O início do processo de Reforma Psiquiátrica no Brasil é contemporâneo da eclosão do “movimento sanitário”, nos anos 70, em favor da mudança dos modelos de atenção e gestão nas práticas de saúde, defesa da saúde coletiva, eqüidade na oferta dos serviços, e protagonismo dos trabalhadores e usuários dos serviços de saúde nos processos de gestão e produção de tecnologias de cuidado. Embora contemporâneo da Reforma Sanitária, o processo de Reforma Psiquiátrica brasileira tem uma história própria, inscrita num contexto internacional de mudanças pela superação da violência asilar. Fundado, ao final dos anos 70, na crise do modelo de assistência centrado no hospital psiquiátrico, por um lado, e na eclosão, por outro, dos esforços dos movimentos sociais pelos direitos dos pacientes psiquiátricos, o processo da Reforma Psiquiátrica brasileira é maior do que a sanção de novas leis e normas e maior do que o conjunto de mudanças nas políticas governamentais e nos serviços de saúde.

Aula de apoio online criado sob minha responsabilidade, em decorrência da suspensão temporária das aulas presenciais como medida preventiva a pandemia causada pelo COVID-19.

Boa Aula turma!

Комментарии

Информация по комментариям в разработке