Torne-se mais eficiente usando mapas mentais - Aerodesign/Faculdade/Trabalho

Описание к видео Torne-se mais eficiente usando mapas mentais - Aerodesign/Faculdade/Trabalho

Neste vídeo, mostro as formas como utilizei os mapas mentais durante minha graduação, meu tempo no Aerodesign e como os utilizo atualmente em meu trabalho como desenvolvedor de hardware.
00:00 Introdução
01:27 Mapeamento da área de Estabilidade e Controle
04:46 Aula: Qualidades de manuseio
06:36 Estudo e documentação de análises
09:15 Estudos da faculdade: Matéria com muitas informações
11:35 Estudos da faculdade: Estudo de uma Tese/Dissertação
12:48 Trabalho: Desenho de arquiteturas
14:00 Trabalho: Tópicos de uma reunião
14:53 Aerodesign: "Resumo" do regulamento
16:08 Aerodesign: Fluxo de processo com variáveis, datas e etapas de projeto
18:13 Aulas do youtube
19:49 Estudo de tópicos complexos

Aproveitei para compartilhar as formas que usei, incluindo aquelas que não trouxeram bons resultados, mas que foram aprendizados importantes para descobrir maneiras criativas de uso que hoje me ajudam muito no trabalho e nos estudos.

Erros:
1) O primeiro uso que descobri foi a documentação estruturada da área com a qual mais me envolvi, Estabilidade e Controle. Apesar de detalhar o funcionamento da área na época, acabou sendo mais como um "livro de autoajuda" do que um guia que calouros poderiam seguir, contribuindo mais para meu próprio conhecimento.
2) Enfrentei o mesmo problema ao documentar aulas para apresentação ao vivo a partir de mapas mentais. Nesse caso, discuti sobre características de manuseio, mas não sei se alguém realmente aprendeu na época.
3) O último tipo foi o mapeamento detalhado de exercícios resolvidos e análises extraídas do livro "Mechanics of Flight" de Phillips. O objetivo era orientar o estudo teórico e familiarizar os calouros com variáveis que podem influenciar no projeto de estabilidade e controle. Novamente, acabou funcionando mais como uma forma de "autoajuda".

Acertos:

1) Um dos primeiros acertos ocorreu quando elaborei um mapa mental para estudar a matéria de Instalações Elétricas, na qual eu não tinha afinidade e o professor não era muito didático. Isso me ajudou a organizar informações dispersas e facilitar o entendimento.
2) Também acertei ao estudar uma dissertação ou teste de um professor que solicitou um trabalho com base nela. Mapeei os artigos que ele citava e estudei cada um, estabelecendo relações entre eles.
3) No meu trabalho de desenvolvimento de hardware, precisei desenhar arquiteturas de esquema simples para mostrar ao cliente todas as conexões do hardware necessárias.
4) Outra aplicação bem-sucedida foi o uso de mapas mentais para conduzir reuniões, limitando as discussões e controlando o tempo de cada tópico.
5) No Aerodesign, ajudou na criação de resumos regulatórios que costumava fazer no Word.
6) Utilizei também para mapear fluxos de variáveis nos projetos, identificando os principais resultados de cada área e sua relação com Estabilidade e Controle.
7)Atualmente, utilizo mapas mentais para dar aulas no YouTube, que são gravadas e não enfrentam os problemas que tive com aulas ao vivo. Por fim, meu uso mais comum hoje é estudar tópicos difíceis ou desconhecidos para mim.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке