Levar o filho ou filha para outra cidade ou estado após a separação é algo bastante comum. Afinal, muita gente sai de sua terra natal para tentar a vida em outras bandas, seja por amor ou para buscar uma vida melhor, deixando para trás muita saudade. Nada mais natural que, se algo não der certo, torne à casa de sua família - especialmente se o casamento desmoronou e tiver filhos para criar. Contudo, essa mudança de cidade faz com que o outro - normalmente o papai - seja afastado do convívio das crianças, repentinamente. Isso é algo que a Justiça entende correto? Há aqui um caso de alienação parental (ou seja, crime)?
Se for mesmo alienação parental, isso pode ser tido como violência psicológica, que pode gerar a aplicação das medidas protetivas da Lei Maria da Penha (Lei 13.431/2017, art. 4º, II, "b" e art. 6º). Se essa medida for desobedecida, além de prisão preventiva (LMP, art. 20), quem comete alienação parental estará cometendo também crime de desobediência (LMP, art. 24-A, acrescentado pela Lei 13.641/18). Ou seja, alienação parental, tecnicamente, pode dar cadeia. E aqui entra a pergunta que não quer calar: levar filho para morar em outro estado é alienação parental?
Para responder essa questão, fiz esse vídeo que aborda o assunto de forma prática, sem juridiquês, explicando o que é importante entender se um dia você estiver passando por essa experiência. Mas preste atenção: isso é um vídeo educativo, e não uma orientação para o seu caso concreto! Se estiver vivendo essa situação, deve conversar diretamente com um advogado em consulta, pois os detalhes e circunstâncias do seu caso são muito importantes para análise. Aprecie com moderação. Comentários são sempre bem-vindos!
Como toda questão jurídica, é importante que converse diretamente com um profissional do direito para esclarecimentos detalhados de sua situação. O conteúdo desse vídeo é uma informação geral com fins educativos, e pode não servir para o seu caso específico. Consulte sempre um advogado.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Veja informações mais completas sobre o assunto do vídeo em meu artigo aqui:
-*-*-*-*-*-* https://www.rezendeneto.com/index.php... -*-*-*-*-*-*
------------------------------------------------------------------------------------------
Me encontre na internet!
► Para marcação de consultas particulares e atuação em processos judiciais:
https://solimene.adv.br
[email protected]
► INSTAGRAM: / solimeneadv
► Meu blog: https://www.rezendeneto.com/index.php...
► TWITTER: / mariosolimene
►FACEBOOK: / solimeneadv
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Inscreva-se no canal! É só clicar: https://www.youtube.com/mariosolimene...
-----------------------------------------------------------------------------------------
A partir de outubro de 2020 tenho publicado um vídeo novo por semana, todas as QUARTAS-FEIRAS à tarde. Como sou um advogado de verdade, e não um Youtuber, estou sujeito às emergências da vida profissional, mas tento manter a regularidade.
------------------------------------------------------------------------------------------
Eu faço doações regulares para a UNICEF (https://www.unicef.org/brazil/faca-parte) e incentivo você, que pode contribuir, a escolher sua instituição e colaborar. Doar faz bem!
Em conjunto com colegas, tenho também alguns projetos sociais que estão em fase de desenvolvimento, e espero poder anunciá-los em breve. Fiquem de olho nas minhas redes sociais.
------------------------------------------------------------------------------------------
Информация по комментариям в разработке