A HISTÓRIA DO PROFETA E O MAIOR INTEGRADOR DE TRANSPORTE PÚBLICO CARIOCA
TERMINAL GENTILEZA
A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta sexta-feira (23/2), o Terminal Intermodal Gentileza (TIG).
O terminal, considerado pela prefeitura, o maior integrador de transporte público da capital carioca, conecta os serviços do mais novo corredor de BRT da cidade, o BRT Transbrasil, aos do VLT e dos ônibus municipais.
PROFETA GENTILEZA
O nome e o projeto do terminal fazem referência a José Datrino, o Profeta Gentileza. Ele ficou conhecido pelas inscrições que eternizou nas colunas dos viadutos do Gasômetro e da Perimetral. A mais famosa delas é a frase “Gentileza gera Gentileza”, que compõe a identidade visual do TIG.
Mas por que homenagear o Profeta Gentileza ?
Datrino cresceu como um menino incomum, já que vagava pelas ruas quando criança, afirmando ter um propósito maior, uma missão nessa Terra. No entanto, só começou a ficar conhecido como Profeta Gentileza em 1961, quando um terrível incêndio acometeu o Grand Circus de Niterói, levando centenas de vidas.
Depois da tragédia, Datrino se mobilizou para fazer um belo jardim no lugar onde o circo havia deixado apenas cinzas..
Carregando o título de Profeta e ansioso para disseminar suas diretrizes de gentileza, Datrino saiu pelas ruas do Rio de Janeiro. Tentava transmitir seus ensinamentos, suas ideologias, pregava o amor ao próximo e a bondade acima de tudo.
Em 1980, o Profeta passou a trabalhar no legado que deixaria às gerações posteriores. No viaduto da Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, entre o Cemitério do Caju e o Terminal Rodoviário, Datrino passou a encher as pilastras com frases que refletiam suas ideologias de gentileza.
No entanto, em 1990, a prefeitura do Rio de Janeiro apagou as frases do Profeta por engano. Apesar do pedido de desculpas, a restauração do legado de Datrino só veio em 1999, três anos depois de sua morte.
Durante a Eco-92, o Profeta Gentileza colocava-se estrategicamente no lugar por onde passavam os representantes dos povos e incitava-os a viverem a gentileza e a aplicarem gentileza em toda a Terra.
Na célebre canção de Marisa Monte, intitulada “Gentileza”, a cantora canta: “Apagaram tudo; Pintaram tudo de cinza; A palavra no muro ficou coberta de tinta”, em menção a esse triste episódio.
Aos que o chamavam de louco, ele respondia: - "Sou maluco para te amar e louco para te salvar".[3] O Profeta Gentileza, também oferecia, em gesto de gentileza, flores e rosas para as pessoas que cruzavam seu caminho nas ruas do Rio de Janeiro.
A partir de 2000, os murais foram tombados pelos órgãos de proteção da prefeitura do Rio de Janeiro,[7] entretanto em 2016 sofreram atos de vandalismo.[8]
• No final do ano 2000 foi publicado o livro Brasil: Tempo de Gentileza, de autoria do professor Leonardo Guelman.
• Em 2001, foi homenageado pela Escola de Samba GRES Acadêmicos do Grande Rio.[9]
• Em 2022 a Prefeitura do Rio anunciou que o novo terminal de VLT, BRT e ônibus teria o nome de Terminal Intermodal Gentileza.
FONTE:
https://www.revistaprosaversoearte.co...
"A Cara do Rio, Uma celebração das carioquices, uma carta de amor ao Rio de Janeiro" – por Ricardo Amaral.
https://prefeitura.rio/cidade/prefeit...
https://pt.wikipedia.org/wiki/Profeta...
#terminalgentileza #profetagentileza #terminalintermodal
Информация по комментариям в разработке