JOSÉ PAULO NETTO: DEMOCRACIA OU REVOLUÇÃO? - 20 Minutos Entrevista

Описание к видео JOSÉ PAULO NETTO: DEMOCRACIA OU REVOLUÇÃO? - 20 Minutos Entrevista

JOSÉ PAULO NETTO: DEMOCRACIA OU REVOLUÇÃO? - 20 Minutos Entrevista

JOSÉ PAULO NETTO: "O socialismo precisa de democracia para avançar"

No programa 20 MINUTOS ENTREVISTA desta segunda-feira (16/05), o professor, escritor e estudioso do marxismo José Paulo Netto modificou a proposição lançada ao debate por Breno Altman, trocando “democracia ou revolução” por “democracia e revolução”, e afirmou que a luta socialista depende da democracia como o organismo humano depende do oxigênio. “A democracia, para os socialistas revolucionários, é um valor instrumental e estratégico”, disse. “Não é algo descartável em sua estratégia de avanço para uma sociedade mais justa, sem exploração, opressão e alienação. Não se trata de defender a democracia hoje para abandoná-la amanhã.”

Para ele, a principal tarefa das forças socialistas brasileiras neste momento é lutar pela preservação da democracia no país. “Para mim, a luta pela democracia, especialmente agora, nos concerne a todos aqueles que repudiam os regimes de exceção e de atentados aos direitos fundamentais dos cidadãos. Em suma, a luta socialista depende da democracia assim como nosso organismo depende de oxigênio”, afirmou.

“Há uma visceral incompatibilidade, no limite eu diria uma contradição antagônica, entre desenvolvimento capitalista e expansão democrática. O capitalismo é visceralmente avesso às instituições democráticas. É só olhar a história da Europa Ocidental, para não ir muito longe, ou a história dos Estados Unidos da América”, provocou o professor. “No caso brasileiro, na nossa história republicana tivemos pouquíssimas experiências de democracia política. Nós nunca tivemos no Brasil a experiência de uma democracia operante no plano político, social e econômico.”

Quanto às relações do atual presidente com a democracia, José Paulo foi taxativo: “Não é algo aleatório ou casual, nós temos agora um sistema de provocações diárias, cotidianas, contra o que há de democracia política neste país. Principalmente na conjuntura que estamos vivendo, a luta democrática faz parte indescartável dos socialistas de qualquer matiz, revolucionários ou não. Neste momento, nossa questão é derrotar as forças antidemocráticas. Estou convencido de que isso é possível”. Atento para o processo eleitoral, ele defende que as eleições para o Congresso Nacional serão as mais importantes em 2022. “Não estou preocupado com a eleição para presidente, mas com o Congresso. Esse que está aí já não é mais uma sátira, é uma piada.”

José Paulo Netto é um reconhecido intelectual marxista. É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor honoris causa pela Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires e pela Universidade Lusíada de Lisboa, além de atuar junto à Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), centro de estudos e debates vinculado ao MST. Incansável divulgador do marxismo crítico no Brasil, é também responsável por traduções de textos de autores clássicos, entre eles Marx, Engels, Lênin e Lukács.

Figura importante na recepção de György Lukács no Brasil, é coordenador da “Biblioteca Lukács”, da Boitempo. Também pela Boitempo, lançou, em 2020, uma das mais qualificadas biografias de Karl Marx.

00:00:00 - Abertura
00:05:20 - A democracia é um valor universal?
00:07:35 - Para José Paulo, o desenvolvimento capitalista e a expansão democrática são incompatíveis
00:11:10 - O sistema de provocações contra a democracia de Bolsonaro
00:12:46 - O futuro da luta socialista no Brasil segundo José Paulo
00:14:18 - É possível superar o capitalismo pela ampliação permanente da democracia?
00:16:38 - Na história, as revoluções vitoriosas ocorrem em regimes não-democráticos
00:21:50 - Por que não lutamos por uma democracia não liberal?
00:26:30 - José Paulo está preocupado com as eleições parlamentares
00:32:02 - A luta pela democracia como horizonte no Brasil e a Frente Democrática
00:40:40 - Os editoriais da direita não discordam de Bolsonaro
00:47:07 - Qual a via de acesso ao poder da classe trabalhadora brasileira?
00:52:22 - Em quem José Paulo votará no primeiro e no segundo turno?
00:54:33 - É possível uma revolução sem armas?
00:58:20 - José Paulo defende uma nova Assembleia Constituinte
00:59:49 - José Paulo sobre o STF vitalício
01:08:01 - Por que houve baixa resistência popular ao golpe de 2016?
01:20:20 - Deixar de votar em Lula no primeiro turno é subestimar as forças de direita?
01:21:45 - Indicações de José Paulo Netto para livros e filmes

Veja a matéria completa no site de Opera Mundi - https://operamundi.uol.com.br/20-minu...
----
Quer contribuir com Opera Mundi via PIX? Nossa chave é [email protected] (Razão Social: Última Instância Editorial Ltda.). Desde já agradecemos!

Assinatura solidária: www.operamundi.com.br/apoio

Комментарии

Информация по комментариям в разработке