CONHEÇA O SORVETE DE RAPADURA, EXPEDIÇÃO CAMINHOS DO IMPERADOR, DE DELMIRO GOUVÊIA À ÁGUA BRANCA

Описание к видео CONHEÇA O SORVETE DE RAPADURA, EXPEDIÇÃO CAMINHOS DO IMPERADOR, DE DELMIRO GOUVÊIA À ÁGUA BRANCA

Expedição "Caminhos do Imperador" em Alagoas.

Este roteiro segue do litoral ao sertão e vem despontando como um novo (e sensacional) destino de ecoturismo no Nordeste.

O rio São Francisco passa por algumas cidades no estado de Alagoas bem interessantes e bem aconchegantes. Por isso, ao seguir esta rota a possibilidade de encontrar locais inusitados é grande.

Ao longo desse caminho, o mais brasileiro dos rios atravessa o sertão nordestino e provê as populações com água, alimento e até energia elétrica.

Pouco antes do encontro com o mar, o rio São Francisco passa por Piaçabuçu, cidade que conhecemos e ficamos encantados. Depois seguimos para a histórica Penedo, cidade que fica às margens do Rio e revela muito do nosso passado. Os encantos do Rio São Francisco seguem rumo ao interior. 


Como em todo destino turístico, os atrativos não se resumem em conhecer lugares históricos. Durante o trajeto, também teremos a oportunidade de conhecer a cultura, o artesanato, a culinária dos locais por onde passarmos.

No vídeo de hoje estamos saindo do município de Delmiro Gouveia e seguimos para o município de Água Branca, ambos localizados na região do sertão de Alagoas.


Delmiro Gouveia


O primeiro nome dado à cidade de Delmiro Gouveia foi Pedra e o povoado se constituiu a partir de uma estação da estrada de ferro da então Great-Western. A denominação Pedra veio de grandes rochas que existiam junto da estação.
Em 1903 chegou à região, vindo de Recife (PE), o cearense Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, que se estabeleceu vendendo couros de bovinos e peles de caprinos. Em 1914, ele instalou uma fábrica de linha com o nome de Companhia Agro Fabril Mercantil, atraindo para a região muitos moradores e trazendo o desenvolvimento. Em 1921, Delmiro Gouveia conseguiu dotar o lugar de energia elétrica e água canalizada, vindos da cachoeira de Paulo Afonso. A vila operária recebeu o nome de Pedra, a 'Pedra de Delmiro'.
A história registra como fato importante a visita do Imperador D. Pedro II à cachoeira, datada de 20 de outubro de 1859 e assinalada por um marco de pedra, erguido no local.
Em 1938 foi criado o distrito com o nome de Pedra. Em 1945 foi mudada a denominação da vila para Delmiro Gouveia. O município, porém, só foi definitivamente em 1952, desmembrado de Água Branca. Delmiro Gouveia, o desbravador pioneiro no aproveitamento da cachoeira, morreu assassinado.


Água Branca


Água Branca é um município brasileiro do estado de Alagoas, situado no sertão, estando a uma altitude de 570 metros. É o segundo ponto mais alto de Alagoas e possui uma área de 456,6 km².

Água Branca tem na arquitetura antiga um de seus maiores atrativos, apreciada na Igreja Matriz, na Igrejinha do Rosário, no Centro Histórico da Praça da Matriz, na Casa do Barão de Água Branca e no calçamento da Praça Fernandes Lima, Serra do Himalaia.


No município sertanejo de Água Branca, cidade marcada pela beleza de prédios históricos e pelo frio que se torna mais um atrativo do destino, durante o período de inverno, o Engenho São Lourenço é um dos espaços mais visitados por quem está de passagem ou hospedado alguns dias na região.


O engenho que é considerado patrimônio cultural e gastronômico da cidade e já tem mais 100 anos de história, produzindo rapadura, açúcar mascavo e alfenim (doce) orgânicos. No Engenho também tem restaurante e uma das estrelas é o sorvete de rapadura que podemos afirmar que é uma verdadeira delícia!


Se gostar do nosso conteúdo e quiser nos ajudar vamos deixar nosso PIX. Agradecemos desde já e pedimos a Deus que abençoe a sua vida. Ah! Compartilhe o vídeo com seus amigos!


PIX: 91992835302

Комментарии

Информация по комментариям в разработке