Quantas Áfricas estamos construindo em nós?
Carol Barreto (@carolbarretocob), lançou no ano passado (2024) seu primeiro livro - Modativismo: Quando a moda encontra a luta. -, pela Editora Paralela (@editoraparalela). E eu que tava lá desde o principio de tudo, não poderia deixar de participar deste momento ímpar, sendo o LMN quem produziu os lançamentos pelo país.
Santamarense, mulher de axé, professora doutora da UFBa, artista visual, curadora, estilista e mais uma infinidades de coisa, Carol nos apresenta nesta obra a forma como vê, pensa e transforma o mundo ao seu redor. E assim nasce o Modativismo (@coletivomodativismo), fruto das suas experiências e também da sua tese de doutorado. Com curadoria de Ana Paula Xongani (@anapaulaxongani) "este livro não é apenas um manifesto e um registro dos percursos construídos pelo movimento, mas também um convite para que a sociedade brasileira repense a moda, a arte e o lugar que cada pessoa ocupa nos trabalhos criativos e nas engrenagens que movem o mundo".
⠀
[SINOPSE]
Modativismo nasceu da luta feminista e antirracista e do desejo de produzir mundos e oportunidades inéditos. A necessidade de compartilhar histórias de enfrentamento e caminhos possíveis na área da criação artística e da justiça social motivou a artista e designer de moda Carol Barreto a escrever este livro, reivindicando uma produção de conhecimento científico que evidencie mulheres negras e construa uma moda valorizada tanto por sua materialidade como por seu potencial de transformação social. Quem ler estas páginas encontrará reflexões, problematizações e análises a respeito do conceito de moda e do cenário artístico brasileiro e mundial, além de provocações quanto a quem faz moda, para quem e por quê.
“Este livro é um presente para quem ama moda, ativismo, ou, na melhor das hipóteses, os dois.” ― @AnaPaulaXongani, criadora, apresentadora e empresária
Você já leu? Conta o que achou para nós!
Ficha Técnica:
🔶 Direção, Direção do Fotografia, Som, Montagem, Maquiagem, Finalização e Colorização
Ana do Carmo | @ana.carmof @saturnemafilmes
🔶 Roteiro, Direção de Arte, Figurino e Montagem
Adriele Regine | @adrieleregine
🔶 Produção e Pesquisa
Ana Paula Menezes | @menezessanapaula
✴️ Edital nº 005/2024 | Circulações Literárias da Bahia Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB (@funceboficial), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT/BA (@secultba), através da sua Coordenação de Literatura da Diretoria das Artes – DIRART.
#LendoMulheresNegras #CarolBarreto #Modativismo #EditoraParalela
Информация по комментариям в разработке