Pergunte ao mastologista #5: O que são cistos mamários?

Описание к видео Pergunte ao mastologista #5: O que são cistos mamários?

O que são cistos mamários?

Recentemente atendi 3 mulheres diferentes:
• A primeira tinha 52 anos, veio a consulta pois sua mamografia mostrou um nódulo na mama direita, ela não sentia nada em suas mamas.

• A segunda paciente, tinha 45 anos e acordou sentindo dor em sua mama esquerda, ao palpar sua mama, percebeu um caroço que não estava ali antes, ela estava muito assustada.
• Por fim, uma senhora de 70 anos, com um nódulo palpável, mas não doloroso em sua mama direita, e veio bem tranquila a consulta, pois não sentia dor.

Apesar de serem histórias bem diferentes entre si, todas elas tinham algo em comum: cistos mamários.

Os cistos mamários são nódulos constituídos por líquido em seu interior. Estima-se que 10% -25% das mulheres em algum momento da vida, irão sentir um cisto palpável em suas mamas, sendo esta a alteração benigna mais comum das mamas.

Quando a mama não produz leite, ela produz uma secreção que mantém os seus canais abertos. Este líquido normalmente não é percebido pelas mulheres. Os cistos se formam devido a uma dilatação dos ductos terminais da mama, seja por aumento da secreção das glândulas ou pela obstrução de algum ducto.

Os cistos, na maioria dos casos, são assintomáticos, e resultam de um achado incidental em exames de imagem de rastreamento como a mamografia e ultrassonografia das mamas. Eventualmente, os cistos mamários podem tornar-se palpáveis e dolorosos, levando a mulher a procurar ajuda médica para esclarecer sua natureza.

A ultrassonografia das mamas tem a capacidade de analisar com mais detalhes os cistos mamários e classifica-los basicamente em três tipos principais: os cistos simples, complicados e complexos.

Os cistos simples são aqueles constituídos apenas por líquido, são o tipo mais frequente de cisto, e o risco de desenvolvimento de câncer de mama a partir destes cistos é praticante nulo, por este motivo, somente são esvaziados se estiverem causando dor ou desconforto estético para a mulher. Os cistos complicados normalmente contém um líquido mais turvo, mas são manejados assim como os cistos simples.

Os cistos complexos, são pouco frequentes. Eles têm este nome, pois além da parte líquida, têm uma parte sólida, que pode em 23% dos casos, estar associado a uma lesão maligna. Por este motivo, somente nestes casos está indicada uma investigação.

Lembra das três mulheres?
• A primeira, sem sintomas que achou um nódulo na mamografia, fez uma ultrassonografia e o nódulo era apenas um cisto simples, que não precisou de intervenção.

• A paciente que achou, de repente, um nódulo doloroso foi examinada por mim e confirmei sua queixa, realizei uma punção, esvaziando o cisto. O nódulo e a dor desapareceram.

• A senhora de 70 anos realizou uma ultrassonografia que identificou um cisto complexo. Foi indicada a cirurgia para retirada da lesão que demonstrou ser um câncer de mama inicial, contido dentro do cisto.

Portanto, ao ter um diagnóstico de cisto mamário em suas mamas, não fique tão ansiosa. Procure a orientação de seu mastologista e ele irá definir com você a melhor maneira de abordá-lo: Observar, aspirar ou indicar uma biópsia.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке