GUET, DIVÓRCIO NO JUDAÍSMO.

Описание к видео GUET, DIVÓRCIO NO JUDAÍSMO.

Guet, o documento de divórcio que é dado a esposa pelo marido, somente é dado em últimas circunstâncias, quando não há como reverter a situação. A Lei Judaica tradicional (Halachá) exige que um casal obtenha um divórcio judaico (guet) para pôr fim ao casamento judaico. Esta posição é compartilhada pelos Rabinatos Ortodoxo e Conservador, sendo a política oficial do Estado de Israel. Sem o guet, os filhos de qualquer união subseqüente da mulher podem ser considerados ilegítimos, e somente poderão se casar com judeus de status semelhante. Esse filho, assim, fica excluído em grande parte dos segmentos.

O processo em algumas comunidades situações:

1 – Cada parte declara estar ciente do que está para acontecer e que age livremente, sem coerção.

2 – O marido autoriza o escriba a escrever o documento.

3 – O documento de doze linhas é escrito pelo escriba e assinado pelas testemunhas. A escrita e assinatura do documento geralmente leva de 30 a 45 minutos, e não exige sessões adicionais.

4 – O documento assinado é apresentado à esposa pelo marido ou pelo procurador, na presença de testemunhas. No minuto em que ela o aceita, o divórcio passa a valer imediatamente e é definitivo.

5 – O documento em si permanece nos arquivos do rabino oficiante. É cortado pelo rabino, portanto jamais pode ser usado ou apresentado novamente. O rabino em seguida emite um certificado de prova (p'tur) a ambas as partes, atestando o fato de que um guet foi adequadamente escrito, entregue e aceito, e que cada uma das partes está livre para casar-se novamente.
agora, nenhum Rabino no mundo irá casar um homem que não finalizou o divórcio religioso. todavia existe várias circunstâncias ao qual o guet pode demorar por meses, ou anos, quando as partes não entram em consenso, quanto aos filhos, e bens, ou até mesmo quando um dos cônjuges não aceita o divórcio.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке