POR QUE A ANSIEDADE AFETA TODOS OS SISTEMAS DO CORPO

Описание к видео POR QUE A ANSIEDADE AFETA TODOS OS SISTEMAS DO CORPO

O stress crónico, ou um stress constante experimentado durante um período prolongado de tempo, pode contribuir para problemas a longo prazo do coração e dos vasos sanguíneos. O aumento consistente e contínuo do ritmo cardíaco, e os níveis elevados de hormonas de stress e de pressão sanguínea, podem ter um impacto no corpo. Este stress contínuo a longo prazo pode aumentar o risco de hipertensão, ataque cardíaco, ou AVC.

O stress agudo repetido e o stress crónico persistente podem também contribuir para a inflamação do sistema circulatório, particularmente nas artérias coronárias, e esta é uma via que se pensa ligar o stress ao ataque cardíaco. Também parece que a forma como uma pessoa responde ao stress pode afectar os níveis de colesterol.

O risco de doença cardíaca associada ao stress parece ser diferente para as mulheres, dependendo se a mulher é pré-menopausa ou pós-menopausa. Os níveis de estrogénio nas mulheres na pré-menopausa parecem ajudar os vasos sanguíneos a responder melhor durante o stress, ajudando assim os seus corpos a lidar melhor com o stress e protegendo-os contra as doenças cardíacas. As mulheres na pós-menopausa perdem este nível de protecção devido à perda de estrogénio, o que as coloca em maior risco para os efeitos do stress sobre as doenças cardíacas.


Sistema endócrino

Quando alguém percebe que uma situação é desafiante, ameaçadora ou incontrolável, o cérebro inicia uma cascata de eventos envolvendo o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA), que é o principal condutor da resposta ao stress endócrino. Isto acaba por resultar num aumento da produção de hormonas esteróides chamadas glucocorticóides, que incluem o cortisol, frequentemente referido como a "hormona do stress".

O eixo HPA
Em tempos de stress, o hipotálamo, uma colecção de núcleos que liga o cérebro e o sistema endócrino, sinaliza a hipófise para produzir uma hormona, que por sua vez sinaliza as glândulas supra-renais, localizadas acima dos rins, para aumentar a produção de cortisol.

O cortisol aumenta o nível de combustível energético disponível através da mobilização da glicose e dos ácidos gordos do fígado. O cortisol é normalmente produzido em níveis variáveis ao longo do dia, normalmente aumentando em concentração ao acordar e diminuindo lentamente ao longo do dia, fornecendo um ciclo diário de energia.

Durante um evento stressante, um aumento do cortisol pode fornecer a energia necessária para lidar com um desafio prolongado ou extremo.

Stress e saúde
Os glicocorticóides, incluindo o cortisol, são importantes para regular o sistema imunitário e reduzir a inflamação. Embora isto seja valioso durante situações stressantes ou ameaçadoras em que a lesão possa resultar numa maior activação do sistema imunitário, o stress crónico pode resultar numa comunicação prejudicada entre o sistema imunitário e o eixo HPA.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке