Explicando o metaverso na prática

Описание к видео Explicando o metaverso na prática

Explicando o metaverso na prática

0:00 - Introdução
Muito tem se falado sobre isto, especialmente depois que a empresa Facebook mudou seu nome para Meta em alusão ao futuro da tecnologia.

Pois bem, no vídeo de hoje vou explicar a vocês o que é Metaverso, quais os tipos que existem, em que ponto de desenvolvimento da tecnologia estamos e o potencial futuro.

O termo Metaverso, apesar do que muitos pensam, não é novo. Foi cunhado em 1992 no livro Snow Crash de Neal Stephenson. Ele imaginou na ocasião avatares (personagens) realistas interagindo em ambientes de realidade virtual.

Basicamente, metaverso é uma combinação de vários elementos da tecnologia, incluindo realidade virtual, realidade aumentada e vídeo, onde os usuários "vivem" dentro de um universo digital. Os defensores do metaverso visualizam seus usuários trabalhando, tocando e permanecendo conectados com amigos em tudo, desde shows e conferências até viagens virtuais ao redor do mundo.

Mas antes de eu entrar a fundo em exemplos, é importante conhecer primeiro alguns conceitos dos quais iremos falar aqui:

1:43 - 1-) Realidade Virtual
A realidade virtual é bem antiga e suas primeiras pesquisas datam dos anos 60. Já é amplamente usada em tratamentos médicos e a partir de 2010 ganhou tração após as primeiras ideias de Metaverso. Geralmente envolve óculos, controles e outros dispositivos que fazem interface com o ser humano. A realidade virtual é bem diferente da aumentada e bem mais antiga também. A realidade virtual pode ser imersiva ou não.

Como o nome já diz, ela permite que você através de elementos de interatividade, como óculos, monitores e dispositivos sensoriais de percepção e controle, como manoplas, luvas e controles, você interaja com ambientes construídos e desenvolvidos para esse propósito.

3:15 - 2-) Realidade aumentada

Realidade aumentada é uma tecnologia que permite integrar elementos do mundo real, ao mundo virtual. Existem diversos exemplos e estamos utilizando mais do que imaginamos.

Ex 1: QR Code. O QRCode é um tipo de etiqueta que pode ser escaneada com a câmera do seu Celular. Ou seja, a câmera que visualiza elementos do mundo físico através de suas lentes consegue entender esta etiqueta e prover opções do que fazer.

Ex 2: Aplicativos que tiram medidas de objetos através da câmera do smartphone. É possível, através da câmera, saber o tamanho de objetos. O aplicativo interage com o mundo real.

Ex 3: Apple Glass/Google Glass - Com esses dispositivos que em breve serão lançados, você poderá ver informações do ambiente físico na tela do óculos. Informações como clima, transito, reconhecimento fácil de uma pessoa que você olhar, etc.

Ex 4: Pokemon GO

4:47 - 3-) Avatar
Avatar é o personagem que você vai criar para interagir no Metaverso. Ele poderá frequentar diversos ambientes e a interação com ele pode ser imersiva 3D ou não imersiva 2D.

6:22 - 4-) NFT - Non Fungible Token - Forma de tornar objetos virtuais unidos através do registro em Blockchain. Pode ser usado para arte e também será no metaverso.

Metaverso vai permitir interações social, como encontros, partidas de jogos, namoro, fazer compras, assistir shows, etc. As possibilidades são ilimitadas. Vai permitir também criar ambientes de pesquisa e estudos e certamente vai relacionar o mercado de trabalho.

Não se sabe ainda os impactos mentais, éticos e de privacidade que a tecnologia irá trazer e nem o grau de adesão.

7:17 - Metaverso

=============================
✅Link do vídeo -    • Explicando o metaverso na prática  
✅Se inscreva no canal -    / rodrigoplanche  
✅Se inscreva no meu Instagram -   / rodrigoplanche  

#metaverso #decentraland #metaverse bitcoin solana nft ethereum solana nfts

Комментарии

Информация по комментариям в разработке