Fiquei Sem Instagram por 6 Meses e Isso Foi o Que Aprendi

Описание к видео Fiquei Sem Instagram por 6 Meses e Isso Foi o Que Aprendi

Em 2021 eu parei de usar o Instagram, e não foi pelas “horas que eu estava desperdiçando da minha vida".

Tem um fenômeno que acontece no Instagram que eu chamo de “média artificial”.

E isso me pegou mesmo eu usando o Instagram só para a vida profissional, praticamente. Talvez fosse ainda mais se eu usasse para a vida pessoal também.

Eu seguia menos de 200 pessoas, alguns profissionais do mercado digital e algumas pessoas que eu admiro. Então, o que aparecia no meu feed e stories era conteúdo de pessoas que usam o Instagram como ferramenta de trabalho. Conteúdos informativos e um pouco da vida deles.

Só que aos poucos isso começou a gerar uma autocobrança. "Eu deveria estar postando mais, posts mais bonitos, mais engajadores" ou "eu deveria estar trabalhando mais, sendo mais disciplinado, mais produtivo, faturando mais, crescendo mais rápido". O que os outros estavam fazendo parecia muito maior do que eu estava fazendo.

Não era assim no passado. Eu olhava e achava massa só. O que e eu acredito que aconteceu foi que como em 2021 o Vida de Titã cresceu muito como empresa, mudou de eles estarem mega distantes, para já nem tanto assim. Então “se eu quero resultados similares de faturamento e crescimento profissional... Preciso agir de acordo para ser merecedor...”
Percebi que estava olhando menos para o processo de chegar lá e mais para o resultado final. Mesmo eu tendo consciência de tudo isso. Estava me influenciado de uma maneira inconsciente tão forte que o consciente não estava conseguindo manter essa influência em um nível aceitável.

Então, eu tive que fazer algo MUITO difícil que todos nós precisamos saber fazer na hora certa: ter a maturidade de aceitar que eu não estava sendo capaz de lidar com o problema. Logo, uma solução era eliminar a causa do problema.

Pensei: "Ah, vou excluir o Instagram então! Pera, meu trabalho está vinculado ao Instagram também, e eu não quero delegar tudo agora... Já sei, vou parar de seguir todo mundo".

Pronto, agora o meu feed era vazio, fundo preto.

Nas primeiras duas semanas me senti de fora. Era como se eu não fizesse mais parte do que "estava acontecendo no mundo". Por mais ridículo que isso soe.

Depois dessas duas semanas, me senti livre. Uma sensação de desassociação da "realidade digital" que acontece nas mídias sociais. Como se eu não vivesse mais naquela bolha, naquela realidade artificial.
Com o passar das semanas e meses, eu importava menos com o quê as pessoas estavam fazendo e mais com o quê eu estava fazendo. Olhando menos para os outros você começa a olhar mais para si. Isso não é nada filosófico ou uma frase de impacto para falar em algum TED Talk, é simplesmente isso, você começa a dar mais atenção para a tua vida.

Eu achei isso meio bizarro quando me dei conta, porque como nós estamos aqui dentro 24 por dia, 7 dias na semana, criamos essa ilusão de que estamos atentos para a nossa vida 100% do tempo.

Mas, pensa comigo:
Se não estipulamos regras ou nos policiamos, usamos mídia social no intervalo entre "coisas que precisamos fazer”

O foco alterna entre a execução de algo que precisa ser feito e mídia social. Aí quando você finalmente está fazendo algo fora disso, seja lendo um livro tomando um café ou numa janta com teus amigos, o que acontece? Você puxa o celular para um stories.

Dessa forma, quanto tempo sobra no teu dia em que você está presente no agora? Quanto tempo do teu dia você tem para cuidar da tua vida? Não estou falando sobre compromissos que você precisa cumprir, mas fazer atividades que não tenha alguém do outro lado esperando um resultado. Atividades que você faz para si.

É muito fácil sair do estado de presença e entrar no piloto automático quando preenchemos nosso tempo fora dos compromissos com mídia social.

Julgamento é uma faca de dois gumes. Só nos sentimos julgados por aquilo que julgamos. Por isso, ao usar menos o Instagram passei a me importar menos com a opinião dos outros sobre mim.
Pensa assim: quando estamos olhando um stories ou um post, querendo ou não, atribuímos um gosto ou não gosto. Se replicamos isso frequentemente, o que vai acontecer quando você for compartilhar algo? O pensamento que predomina acaba sendo "Vão gostar ou não?! Como eu faço de um jeito que irão gostar e me dar a aprovação e validação que eu dou para eles quando eu gosto?”

Por isso, por ter removido o número de vezes em que eu estava me expondo para essas situações de atribuir uma opinião de bom/ruim para algo externo, a minha mente começou a dar menos peso para a validação externa e mais para a interna.

Hoje, depois de 6 meses, consegui o que eu queria.
Eu voltei a viver o meu mundo, o foco total voltou para mim.

Não sinto mais a autocobrança daquela forma. Estou mais focado e presente no que faço porque tenho usado menos o celular também, mesmo agora que estou voltando a postar conteúdo lá.

-

Se você busca o melhor gerenciamento de tempo da sua vida, clica aqui (nosso canal avançado):
‪@MentoriaTita‬

Комментарии

Информация по комментариям в разработке