MC - 499 - Eu Sou a Luz do Mundo | Luiz Bernal

Описание к видео MC - 499 - Eu Sou a Luz do Mundo | Luiz Bernal

Hoje abordaremos a última das expressões usadas pelo Cristo, entendidas como desdobramentos do puro Eu Sou. Ultima, no critério da sequência apresentada abaixo.

1.⁠ ⁠“Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. (João 14:6)
2.⁠ ⁠“Eu sou o bom pastor”. (João 10:11)
3.⁠ “Eu sou a porta das ovelhas”. (João 10:7)
4.⁠ ⁠“Eu sou a videira verdadeira”. (João 15:1)
5.⁠ ⁠“Eu sou o pão da vida”. (João 6:48)
6.⁠ ⁠“Eu sou a ressurreição e a vida”. (João 11:25)

7.⁠ ⁠“Eu sou a luz do mundo”. (João 8:12)


Além das outras afirmações que o apresentam como Caminho e Porta, Pastor e Vida, cujos significados já foram estudados, a Luz se associa à Verdade, uma figuração também utilizada pelo Cristo para se identificar.

Ademais, a Luz carrega realidade própria. Ela faculta a visão. Verdade que faculta “os olhos de ver”.

Ver e ouvir são os dois sentidos superiores do ser humano. Sustentam a cognição. Conhecemos o mundo através do que vemos e ouvimos.

Agora queremos ir além do mero conhecimento dos objetos que nos rodeia já que a coisa mais nobre a ser conhecida está dentro. Somos nós mesmos.

Ao nos conhecer verdadeiramente – para além das palavras, pensamentos e imagens – conhecemos o Mestre, que é o Caminho, e o Alvo, que é Deus.

Assim, no sentido mais profundo, luz é consciência. E a autoconsciência, em seu estado de pureza e estabilidade, é a própria Iluminação.

A consciência opera lançando luz sobre os objetos do conhecimento. É algo bem grandioso essa função mental que carregamos, ou seja, a cognição. Porém tem mais. Quando a consciência jorra luz sobre si mesma, o resultado é a própria iluminação, pois revela a maior verdade – Eu Sou.

O Cristo se prontificou como a Luz do Mundo. E sendo nós o mundo é sobre nós que ele derrama a luz da verdade para seremos iluminados.

Por isso, como consequência de ele ser a Luz do Mundo, também afirmou: Vós sois a Luz do Mundo (Mateus 5:14).

Além de exortar que fôssemos como ele, disse que deveríamos agir de modo que essa luz fosse vista. Isto é, que alumiasse.

Como usar esta lição na prática da Meditação Cristã e como interagir com o mundo a partir dela é o propósito do nosso estudo de hoje.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке