Provocações - Marcelino Freire

Описание к видео Provocações - Marcelino Freire

Antônio Abujamra entrevista o escritor Marcelino Freire. Ele nasceu em 20 de março de 1967 na cidade de Sertânia, em Pernambuco. Se formou em Letras e aos 23 anos se mudou para São Paulo. Trabalhou em agências publicitárias, mas sempre se limitando ao cargo de revisor de texto. “Eu não queria ficar com o meu juízo criativo tomado pela propaganda”.

Vencedor do Prêmio Jabuti, em 2006, por seu livro Contos Negreiros, Marcelino Freire conta que decidiu escrever por não ser bonito. “Escrevo porque foi a única maneira que encontrei de alguma forma me vingar”. E acrescenta: “Acho muito corajoso aqueles caras que colocam querosene no corpo, riscam um fósforo e saem correndo pelas ruas. Às vezes me dá vontade de fazer isso, mas como sou um bundão e muito covarde eu prefiro escrever”.

Como agitador cultural, Marcelino Freire organiza periodicamente um evento literário na Vila Madalena, reunindo bares, centros culturais e livrarias. A Balada Literária, como é conhecida, já conseguiu atrair nomes como Lygia Fagundes Telles e João Ubaldo Ribeiro. Considerado um dos maiores escritores dos últimos anos, o autor pernambucano diz ainda não se considerar parte da literatura brasileira. “Estou chegando lá ainda. Sou teimoso, persistente... Estou teimando no meu ofício”. Quando questionado se deseja chegar à Academia Brasileira de Letras, ele declara: “Não sou atraído nem pela academia de fazer ginástica”.

Programa exibido em 07/12/2010.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке