Referências negras da saúde mental | O pensamento de Neusa Santos Souza por Clélia Prestes

Описание к видео Referências negras da saúde mental | O pensamento de Neusa Santos Souza por Clélia Prestes

Referências negras da saúde mental é um ciclo de três aulas abertas que buscam apresentar e discutir as obras de intelectuais negras e negros que têm contribuições fundamentais para o campo da saúde mental e da luta antimanicomial no Brasil: Frantz Fanon, Neusa Santos Souza e Juliano Moreira. Cada encontro será ministrado por um pesquisador ou pesquisadora referência do pensamento dessas pensadoras e pensadores.

Na 2° aula será discutido o pensamento de Neusa Santos Souza (1948-2008; Cachoeira, Bahia). Psicanalista e pensadora das temáticas de saúde mental e relações raciais, Neusa é autora do livro “Tornar-se negro”, de 1983, considerado a primeira referência sobre a questão racial na psicologia, e ainda muito atual. Inovou na teorização e tratamento das psicoses, com práticas humanizadas e espaço para a voz de pacientes.

Clélia Prestes é doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Psicologia Clínica Psicanalítica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e psicóloga do Instituto AMMA Psique e Negritude. Em 2017, foi pesquisadora visitante no Departamento de Estudos Africanos e Afro-Diaspóricos, na Universidade do Texas, Estados Unidos. Pesquisa estratégias de promoção da saúde, especialmente de/por mulheres negras. Produziu textos sobre o assunto, e também sobre figuras negras do campo da saúde mental, como Juliano Moreira e Neusa Santos Souza.

Atividade integra o projeto “Por uma vida mais louca – democracia e luta antimanicomial”, que ocorre de 18 de maio (Dia Nacional da Luta Antimanicomial) a 10 de outubro (Dia Mundial da Saúde Mental), desenvolvido na intersecção das áreas de Educação para Acessibilidade e Direitos Humanos do Sesc-SP, em parceria com o Desinstitute.

Com tradução em Libras.

#ProgramaçãoSescSP #Debate #DireitosHumanos #LutaAntimanicomial #Live

Комментарии

Информация по комментариям в разработке