SextouComNR – Tudo sobre a NR-19 EXPLOSIVOS

Описание к видео SextouComNR – Tudo sobre a NR-19 EXPLOSIVOS

Chegamos a mais um capítulo da nossa websérie: #SextouComNR. Todas as sextas-feiras estamos abordando uma das nossas Normas Regulamentadoras, em ordem crescente para não virar bagunça.

Neste episódio, vamos tratar da NR-19: EXPLOSIVOS. Publicada pela portaria 3.214 de 1978, ela é caracterizada pela portaria 787 como “norma especial”. Desde sua publicação até hoje, já passou por três alterações: duas pontuais, em 1979 e outra em 2007

Além disso, a Norma Regulamentadora 19 passou por uma ampla revisão no ano de 2011, que reorganizou o corpo da norma e alterou o seu anexo II.

A NR-19 é composta por medidas de proteção para o processo de fabricação, armazenamento e transporte de explosivos em geral, além de definir medidas de proteção para a atividade específica de fogos de artifícios.

Logo em seus primeiros itens, a norma já informa que as atividades com explosivos devem obedecer legislação específica, especialmente o regulamento para produtos controlados do Exército Brasileiro (R-105).

Além disso, a norma também traz uma observação importante com relação ao PPRA das empresas que fabricam ou utilizam explosivos: o documento precisa contemplar a avaliação dos riscos de incêndio, explosão, e a implementação das respectivas medidas de controle.

Fabricação, manuseio, armazenamento e transporte
Somente podem fabricar explosivos as empresas que possuírem o chamado TR (Título de Registro) expedido pelo Exército Brasileiro. Além disso, os locais devem ser adequadamente separados entre fabricação, armazenagem e administração.

Os locais de fabricação de explosivos devem sempre estar em perfeito estado de conservação e adequadamente arejados. Os pisos devem ser antiestáticos e as paredes e tetos de material incombustível. Os sistemas de combate a incêndio devem ser de fácil acesso, com água em quantidade e pressão suficientes para sua finalidade.

Com relação ao manuseio dos explosivos, é proibido usar qualquer ferramenta que possa gerar centelha ou calor por atrito; usar calçados com peças metálicas externas (cravejados, com pregos ou qualquer algo desse tipo). Além disso, obviamente que é expressamente proibido fumar. Isso nem deveria ser necessário estar na norma, mas o óbvio precisa ser dito.

Ainda dentro deste contexto, uma informação importante: nos locais onde haja manuseio de explosivos, as matérias primas que ofereçam risco de explosão devem permanecer em quantidades mínimas, material para trabalho de no máximo quatro horas.

Além disso, a norma traz diversas prescrições para o transporte adequado de explosivos, presentes no item 19.4.2 da NR-19.

A NR-19 é bastante específica a um determinado ramo de atividade, sendo assim, extremamente importante para os profissionais que atuam sob suas orientações. É o seu caso?

Se Ficou alguma dúvida referente à NR-19, manda pra cá que a gente se vira nos trinta pra responder.

Enquanto isso eu vou elaborar o próximo episódio da nossa websérie, #SextouComNR

Um grande abraço a todos e SEX TOU!

Para consumir nossos conteúdos, acesse nosso site http://www.sstonline.com.br/

Siga-nos nas redes:

Instagram:   / sstonline_  
Facebook:   / sstonline.com.br  
LinkedIn:   / 65035684  

#NR19
#EXPLOSIVOS
#SextoucomNR
#SST
#NR

Комментарии

Информация по комментариям в разработке