Durante a gravidez uma das grandes preocupações das mamães é fazer algo que possa machucar o bebê dentro da barriga. Por isso, eu vou te falar agora as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê.
1. Os tombos e pancadas:
O que faz mal para o bebê na gravidez?
Gente as gestantes possuem articulações e ligamentos menos firmes e é muito comum elas sofrerem quedas e acabar recebendo alguma pancada na barriga. Na maioria das vezes são episódios leves e não apresentam riscos para o bebê, que está protegido pelo útero e liquido amniótico.
Porém em casos de pancadas fortes no abdômen é possível ocorrer rupturas da bolsa, descolamento de placenta e, em alguns casos, a morte do bebê.
Por isso que não recomendamos gestantes andarem de moto e bicicletas.
2- Jejum prolongado
O feto pode morrer de fome dentro da barriga, o bebê sente fome na barriga da mãe.
Em jejum prolongado, a grávida pode ter hipoglicemia (explicar), há o risco de a mãe ter menos líquido amniótico e do bebê nascer com baixo peso. O bebê pode até mesmo correr risco de morte.
3. Roupas apertadas
Usar roupas apertadas pode comprimir o abdômen, o que resulta em uma compressão de vasos sanguíneos importantes. Com isso, a mãe poderá sofrer com complicações vasculares e até inchaço.
Para os bebês, a compressão do útero pode ocasionar a dificuldade em receber nutrientes e oxigênio pelo cordão umbilical ou placenta. Em casos mais graves, pode contribuir para um parto prematuro.
4. Cosméticos
Embora possam parecer inofensivos, alguns cosméticos contam com produtos que conseguem atravessar a placenta e chegar até o feto, como é o caso da ureia.
Sendo assim, é fundamental consultar um médico antes de usar qualquer produto sob a pele e, se necessário, opte por formulações específicas para gestantes.
5. Tingir o cabelo
Assim como o tópico anterior, algumas subtâncias químicas são absorvidos pela pele, que podem chegar até a placenta. Assim, as tinturas convencionais podem conter componentes tóxicos que aumentam a chance de má formação fetal, como a amônia.
6. Álcool e cigarros
Grávida pode beber ou fumar? A resposta é não. Um único cigarro, por exemplo, é suficiente para acelerar os batimentos cardíacos do bebê e afetar o seu desenvolvimento, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Isso ocorre porque a nicotina, assim como componentes do álcool, são capazes de atravessar a placenta por meio da corrente sanguínea, expondo o embrião a toxinas.
Agora eu quero falar pra vocês de algumas coisas que são mitos, ou seja, não machucam o bebê dentro da barriga:
1. Ultrassonografia transvaginal:
Por ser um exame bastante invasivo, é comum ter receio de que o aparelho possa machucar o feto e que o procedimento possa emitir alguma radiação prejudicial para bebê.
Contudo, esse tipo de ultrassom não emite nenhuma radiação e pode ser feito em gestantes sem nenhum problema. Ainda, o aparelho não é capaz de machucar o bebê, já que o colo do útero permanece fechado, evitando a entrada de agentes externos.
Além disso, a ultrassonografia transvaginal é fundamental para monitorar a saúde do bebê durante os primeiros meses de gestação. O exame é a única forma de poder analisá-lo e escutar o coração durante o primeiro trimestre.
2. Relações sexuais
Da mesma forma que a ultrassonografia transvaginal não apresenta riscos, o ato sexual também não é capaz de machucar o bebê dentro da barriga.
Diferente do que acredita-se, o pênis não toca no bebê, nem mesmo nas últimas semanas. A proteção da bolsa e do útero não permitem que exista contato entre o órgão e o feto, impedindo assim o contato com a criança.
3. Dormir de bruços
Apesar da posição de bruços dar a impressão de estar “amassando o bebê”, a gestante pode dormir nessa posição enquanto se sentir confortável.
Afinal, o pequeno está bem protegido dentro do útero e não corre nenhum risco quando a mãe dorme nessa posição.
Contudo, durante o 5º ou 6º mês a mulher sente dificuldade para dormir nesta posição devido o tamanho da barriga e a sensibilidade dos seios. Mas caso você acorde no meio da noite e esteja nessa posição não precisa se preocupar.
4. Atividades físicas
Quais são os movimentos que uma grávida não pode fazer?
Desde que as atividades sejam leves e orientadas por um especialista, a mãe poderá se exercitar sem prejudicar o bebê. Além disso, os exercícios podem até promover diversos benefícios para a gestação como um todo.
Vídeos citados:
• SINAIS DE QUE O BEBÊ NÃO ESTÁ BEM NA ... Sinais de que o bebê não está bem dentro da barriga;
• SINTOMAS DA IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO NO... Sintomas de implantação do embrião
• O PRIMEIRO SINTOMA DE GRAVIDEZ NÃO É ... O primeiro sintoma da gravidez
#gravidez #sintomasdegravidez #gestação
Não se esqueçam de deixar o LIKE, se INSCREVER no CANAL, ativar o SININHO e COMPARTILHAR o vídeo com quem possa precisar dessas orientações.
________________________________________________________________________
SE INSCREVA NO CANAL AQUI:
/ @gravidezeparto
Информация по комментариям в разработке