04.06, SÁBADO, 15h (Brasília), 19h (Angola, Moçambique e Portugal)
AFROCENTRICIDADE E REORIENTAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS
No processo de rupturas com a imposição colonial eurocêntrica sobre os corpos e as mentes das pessoas africanas no mundo, emerge a afrocentricidade como orientação epistemológica, que recupera o lugar central da África na produção do pensamento, das ciências e da cultura; ao mesmo tempo em que recoloca as pessoas negras no seu lugar de humanidade e de sujeitos da própria história.
Vamos conversar sobre estas questões com ABEL PAULO GAMBA, YELE KENGUE GERALDO, TRINDADE GOMES NANQUE e VALTER DUARTE ODARÁ.
Colunista
ABEL PAULO GAMBA: Angolano, licenciado em Línguas e Literatura Portuguesa pela Universidade Agostinho Neto, licenciado em Direito pela Universidade Metodista de Angola, especialidade em Estudos Africanos pelo Instituto Universitário Militar de Lisboa, Mestrando em Direito Segurança e Inteligência pela Academia de Ciências Sociais e Tecnológica. Docente, pesquisador e autor de 3 livros. Analista de questões sociais e políticas na imprensa angola.
Convidados
YELE KENGUE GERALDO: Angolano, filho de Duku Daniel Kengue e Maria Kuzuma. É professor de História e Geografia do Ensino Secundário, editor da Edições Samanhonga, palestrante de História e Civilizações africanas, designer, escritor, artista plástico, coordenador do Centro Kultural Kilombo Kuzoma e autor de 5 livros (literários e científicos).
TRINDADE GOMES NANQUE: Licenciado em Letras Língua portuguesa, pelo Instituto da Humanidade e Letras da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), mestre na Faculdade de Ciência Sociais e Humana da Universidade Nova de Lisboa. Especialista em Literatura, Cultura e Linguagem. Cultiva o interesse sobre arte, literatura oral e cultura africana, memória, Educação na tradição oral africana. @gomesnanque
Dr. VALTER DUARTE ODARÁ: Filósofo, pesquisador, africólogo, professor, educador social, agente cultural, mestre de boxe, quilombista, mestre e graduado em filosofia pela Universidade Federal de Sergipe, doutor em filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Parte da filosofia clássica para analisar os fenômenos africanos e afro-diaspóricos no Brasil e no mundo. sua tese de doutorado apresenta o aspecto filosófico das Sebayt de Ptah-Hotep (uma obra considerada o livro mais antigo da humanidade) e os motivos pelos quais tal obra é desconhecida nos campos de produção de filosofia no Brasil. É professor substituto da universidade Federal de Alagoas, membro fundador do Centro Cultural, Artístico e Esportivo Punhos de Ouro, colaborador no coletivo Reaja ou será morta, reaja ou será morto, agrega o Fórum de entidades negras de Sergipe e é parceiro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas de Alagoas
Mediação: SILVANY EUCLÊNIO
Moderação do chat: PEDRO NETO (Inatobi)
Nos sigam nas redes sociais
/ pensarafricanamente
/ africanamente1
/ pensar.africanamente
#pensarafricanamente
#africanidades
#afrocentricidade
#YouTubeBlack
Информация по комментариям в разработке