FASCITE PLANTAR: o que é? Quais os sintomas? O que causa? Como é a dor?

Описание к видео FASCITE PLANTAR: o que é? Quais os sintomas? O que causa? Como é a dor?

No vídeo de hoje eu vou te falar sobre uma dor muito comum e que afeta pessoas de todas as idades - eu vou conversar contigo sobre Fascite Plantar. O que é? Quais os sintomas? Qual a característica mais típica da dor de fascite plantar? O que fazer pra aliviar? Fica comigo que a gente vai direto pro vídeo. Sem enrolação. Eu sou Carlo Cunha, sou médico de família e essa é a minha pílula de saúde de hoje.

A fascite plantar é um problema médico que afeta a sola do pé, especificamente a fáscia plantar. Deixa eu te explicar o que é a fáscia plantar. Fáscia plantar é um tipo de tecido que fica na parte de baixo do pé, logo abaixo da pele e dos músculos. É como uma faixa de borracha espessa que se estende do calcanhar até a ponta dos dedos do pé. A função da fáscia plantar é dar suporte ao arco do pé, ajudar na absorção de impactos quando você caminha ou corre e manter a forma do pé.

Imagina a fáscia plantar como a corda de um arco. Ela ajuda a manter o arco do pé; e isso é importante para a nossa mobilidade e equilíbrio. Quando a fáscia plantar fica inflamada ou irritada, isso é o que chamamos de "fascite plantar". E isso pode causar bastante dor na parte de baixo do pé, especialmente perto do calcanhar, como se você tivesse uma fisgada ou uma pontada.

A fascite plantar pode fazer com que o simples fato de andar, de caminhar fique difícil; fica difícil até de ficar em pé por muito tempo. E muito importate (isso muitas vezes praticamente define o diagnóstico): a dor é mais intensa de manhã, quando você acorda, a primeira pisada no chão quando você levanta da cama. Nossa!!! Parece que tem uma fisgada, como se fosse uma lança cravando embaixo do pé. Eu sei bem! Já tive fascite plantar. É exatamente isso que eu tô te falando.

E prá você entender o por quê dessa dor ser mais forte quando a gente levanta da cama, na primeira pisada é o seguinte: a fáscia plantar tende a se contrair durante o repouso noturno, e ao colocar peso sobre o pé quando a gente levanta da cama, a tensão na fáscia provoca dor.

Você deve estar se perguntando: tá, mas o que causa essa inflamação na fáscia plantar? Primeiro: sobrecarga. Atividades que exercem pressão excessiva sobre a fáscia plantar, como corrida, salto ou estar em pé por longos períodos de tempo, podem contribuir para o desenvolvimento da fascite plantar.

Predisposição anatômica: Algumas pessoas têm uma estrutura anatômica que as torna mais propensas a desenvolver fascite plantar, como pés planos ou arcos altos. Uso inadequado de calçados: Calçados que não oferecem um bom suporte ao arco do pé ou que não absorvem adequadamente o impacto podem aumentar o risco de desenvolver esse problema.

A fascite plantar está bastante associada com alguns esportes: corrida de rua (por causa do impacto e do stress repetitivo na fáscia plantar); atletismo também - envolve corrida, saltos; esportes de quadro como basquete, vôlei e tênis - tem corrida, saltos, mudanças de direção de forma rápida - isso pode aumentar o risco de lesões na fáscia plantar. Outra situação que também aumento o risco pra esse problema é a obesidade: o excesso de peso coloca uma pressão maior nos pés e na fáscia consequentemente.

E o tratamento envolve na maioria das vezes medidas conservadoras, como repouso, aplicação de gelo, alongamento e fortalecimento dos músculos do pé, uso de calçados adequados e, em alguns casos, órteses para suporte ao arco. Em casos mais graves, pode se recomendar fisioterapia, injeções de corticosteroides ou até mesmo cirurgia, que é muito raro.

É importante eu te dizer que a fascite plantar pode afetar pessoas de todas as idades e níveis de atividade física. Se você pratica esportes, principalmente esses que eu falei, ou faz atividades que colocam pressão significativa sobre os pés, é importante estar ciente dos sintomas da fascite plantar e tomar medidas para prevenir, como usar calçados adequados, fazer exercícios de alongamento e fortalecimento, e evitar sobrecarregar os pés.

Lembra que a detecção precoce, a prevenção e o tratamento adequado são essenciais para evitar complicações e aliviar a dor associada a esse problema. Se gostou desse conteúdo, não esquece de deixar seu like, isso é importante pro canal porque faz esses vídeos de prevenção chegarem a mais pessoas; se inscreve também e ativa as notificações pra receber o aviso sempre que tiver um vídeo novo por aqui. Eu sou Carlo Cunha, sou médico de família e essa foi a minha pílula de saúde de hoje.
.
💠Dr Carlo Cunha
CRM-SC 14913
Medicina de Família e Comunidade RQE 9816
#fasciteplantar

Комментарии

Информация по комментариям в разработке