"O inconsciente é estruturado como uma linguagem" o que isso quer dizer?

Описание к видео "O inconsciente é estruturado como uma linguagem" o que isso quer dizer?

Olá, sou Alana, psicanalista clínica lacaniana.
Me acompanhe também pelo instagram @psicalanisando.

"É a posição intervalar do sujeito que produz lapsos e atos falhos no discurso. São efeitos do inconsciente estruturado como linguagem o que se diz sem querer dizer. Isto é, produção de um saber que não se sabe". - Nadia Paulo Ferreira.

Nesse vídeo resgato o famoso axioma do psicanalista francês, suas origens estruturalistas e linguísticas, dou alguns exemplos do Significante na prática e localizo o inconsciente lacaniano.

"O significante como tal não se refere a nada, a não ser que se refira a um discruso, modo de funcionamento, uma utilização na linguagem" - Seminário 20, Lacan.

"Em lugar de referir-se diretamente a um significado, cada significante remete a outro, num processo infindável tal como as palavras de um dicionário conduzem a outras palavras, e não a coisas." - Julio Cesar Lemes de Castro.

Referências que usei para o vídeo e indicação de aprofundamento no tema:
- Ferreira, Nadiá Paulo. "Jacques Lacan: apropriação e subversão da lingüística." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 5 (2002): 113-131.
- Castro, Julio Cesar Lemes de. "O inconsciente como Linguagem: De Freud a Lacan (The Unconscious as Language: From Freud to Lacan)." CASA-Cadernos de Semiótica Aplicada 7.1 (2009): 1-12.
- Lacan, Jacques. "A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud". Zahar: Escritos (1998): 496 - 533.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке