Transporte Intra/Extra Celular

Описание к видео Transporte Intra/Extra Celular

#Biologia #Citologia #Transportes
Aula voltada para o Ensino Médio e estudantes do ENEM sobre transportes celulares.
Roteiro logo abaixo.
Devido a falta de espaço não é possível colocar a bibliografia do vídeo, caso queira, entre em contato e eu envio.

Roteiro do vídeo:
Os transportes de intra e extra celulares são uma forma chique de falar de fora para dentro e de dentro para fora da célula, e ela consegue fazer isso de duas formas bem distintas, os famosos transportes ativos e os transportes passivos.
Vamos começar falando dos passivos. Esse nome já remete ao fato da célula realizar esses tipos de transporte passivamente, ou seja, ela não irá gastar energia para realizar esse tipo de transporte, ela não precisa se preocupar em fazer, ele apenas acontece conforme as condições do ambiente, temos que destacar que isso só acontece pois a membrana plasmática é semipermeável. Então vamos falar de quais são eles:
Começando pela famosa osmose que acontece quando temos uma situação em que uma solução mais concentrada está de um lado da membrana, e, do outro lado, há uma solução menos concentrada. A solução mais concentrada apresenta maior concentração de soluto (material que está dissolvido em outro) e menor concentração de água, enquanto a menos concentrada apresenta maior concentração de água livre e menor concentração de soluto. Assim, esse tipo de transporte tentará igualar as concentrações, passando a água de um ambiente menos concentrado para um mais concentrado até que ambos estejam em igualdade. Isso pode ocasionar alguns problemas se falarmos de células animais, pois se uma célula esta em um ambiente muito grande com menos concentração que dentro da célula, ou seja, se essa célula esta inserida em um ambiente hipotônico, ela tende a absorver agua até se igualar com o ambiente, isso pode ocasionar eventualmente a explosão e morte da célula. O mesmo pode acontecer de forma inversa, se a célula animal estiver em um ambiente hipertônico, ou seja, com maior concentração, ela tentará igualar essa concentração dando sua água para o ambiente, dessa forma ela irá desidratar e eventualmente morrer. Caso ela esteja em um ambiente isotônico, ou seja, com a mesma concentração dentro e fora, ela se manterá em perfeitas condições.
Agora se estivermos falando de células vegetais, as coisas são um pouco diferentes, e para isso, existe uma aula aqui no canal sobre a osmose na célula vegetal, da uma olhadinha lá para se inteirar. (TUMB osmose na célula vegetal)
Voltando aos transportes passivos, o próximo é a
Difusão simples, é um processo físico em que substâncias são transportadas de uma região mais concentrada para outra menos concentrada de maneira aleatória e espontânea. Isso acontece quando a célula esta é colocada em um meio com diferente concentração de soluto. O soluto migra da região mais concentrada para a menos concentrada. A velocidade do processo depende do tamanho das moléculas a serem transportadas e da solubilidade delas em lipídios. Quanto mais lipossolúvel uma molécula for, mais rápida será a sua penetração.
Já a difusão facilitada segue o mesmo principio da difusão simples, porem esta utiliza proteínas especiais que transferem moléculas de um lado a outro da membrana. Existem dois grupos de proteínas que realizam esse transporte: a proteína canal e a proteína carreadora.
A proteína canal atua como poros que permitem a passagem de substâncias na membrana. E as proteínas carreadoras, que sofrem mudanças estruturais para garantir a passagem de um determinado soluto quando precisar. Vale destacar que existe um número limitado de proteínas carreadoras na célula, assim sendo, existe uma capacidade máxima de transporte de cada partícula.
Agora temos outro tipo de transporte que é o ativo, ou seja, a célula irá realizar esse transporte utilizando energia, no caso ATP. Então podemos dizer que a célula ativamente irá fazer esse tipo de transporte.
Eles são:
Transporte ativo primário que é o mais simples em termos de quantidade de estruturas, e o melhor exemplo é a famosa bomba de sódio e potássio. Ela funciona assim: A concentração dos íons sódio (Na+) fora da célula é maior que em seu interior, sendo que os íons potássio (K+) apresentam maior concentração dentro da célula. Assim, a bomba funciona transportando os íons, simultaneamente, no sentido contrário ao seu gradiente de concentração. Para cada três íons sódio que saem da célula, entram dois íons potássio. Surge, então, uma diferença de cargas elétricas entre os dois lados da membrana, que fica positiva no lado extracelular e negativa no lado citoplasmático. O principal exemplo de célula que faz esse tipo de transporte é a célula nervosa, em seus impulsos nervosos.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке