Galileu Galilei e a filosofia - Prof. Anderson

Описание к видео Galileu Galilei e a filosofia - Prof. Anderson

Curso Online de História da Filosofia: https://hotm.art/historiadafilosofia-...

Conheça nossos outros cursos: https://filosofiatotal.com.br/

Preparatório ENEM e MEDICINA: https://filosofiatotal.com.br/extensi...

-------------------------------------------
Galileu Galilei e a filosofia
-------------------------------------------

Na Itália, Galileu Galilei (1564 – 1642) conseguiu se impor como um grande matemático e inventor. Ele era estudante de medicina e abandonou o curso, para desgosto da família, no intuito de se aprofundar nos estudos de matemática, que era sua grande paixão.
Galileu, contrariando os ensinamentos formais da Igreja predominantes nas escolas e universidades de seu tempo, acreditava que era possível explicar o universo através da matemática, e dedicou sua vida a provar que estava certo.
Não fosse por Galileu, talvez você não teria que responder 45 questões de matemática, um quarto da prova. Mas também se não fosse por ele, talvez você não estivesse lendo esse mateiral agora, pois provavelmente não haveria a tecnologia necessária por fazer ele chegar até você.
A fé na luneta

Na primavera de 1609 Galileu vem a saber que um certo flamengo havia fabricado uma lente mediante a qual os objetos visíveis, por mais distantes que estivessem dos olhos do observador, eram vistos distintamente como se estivessem próximos.
A mesma noticia lhe é confirmada por seu ex-discípulo Jacques Badouere. Justamente com base nestas notícias Galileu construiu a luneta. E a coisa realmente interessante é que ele a tenha levado para dentro da ciência, como instrumento científico a ser utilizado como potencialização de nossos sentidos.
Esse foi o grande passo para o conhecimento experimental. Veja que um indivíduo, por meios dos sentidos, pôde sozinho desafiar os conhecimentos contemplativos sustentados por todo o clero da Igreja.
Além de desbancar Aristóteles com relação à queda dos corpos, por meio de seus cálculos matemáticos e suas experiencias na torre de Pisa, Galileu também provou que as esferas celestes não eram perfeitas como o filosofo grego sustentava.
Esse foi o grande passo para o conhecimento experimental. Veja que um indivíduo, por meios dos sentidos, pôde sozinho desafiar os conhecimentos contemplativos sustentados por todo o clero da Igreja.
Galileu viu com seu telescópio as crateras lunares, e o extraordinário era que não se tratava apenas de uma disputa de opiniões, a palavra de Galileu contra a de Aristóteles. Qualquer pessoa podeira ver isso pelo telescópio e atestar que Galileu estava com a razão.
Mediante a luneta, se podem ver, além das estrelas fixas, "outras inumeráveis estrelas jamais divisadas antes de agora"; o universo, em suma, torna-se maior; constata-se que a lua não é um corpo perfeitamente esférico, como até então se acreditava, mas é escabrosa e desigual como a terra (este é um resultado que destrói uma coluna da cosmologia aristotélico-ptolomaica, isto é, a ideia da clara distinção entre a terra e os outros corpos celestes); vê-se que a Galáxia não é “nada mais que um monte de inumeráveis estrelas, disseminadas em amontoados"; observa-se que as nebulosas são "rebanhos de pequenas estrelas"; veem-se os satélites de Júpiter (e esta descoberta oferecia a Galileu a inesperada visão no céu de um modelo menor do que o modelo copernicano).

Confirmando Copérnico

Dia 12 de março de 1610 Galileu publica em Veneza o Sidereus Nuncius, obra que inicia com estas palavras:
"Grandes na verdade são as coisas que neste breve tratado proponho a visão e contemplação dos estudiosos da natureza. Grandes, digo, tanto pela excelência da matéria em si mesma, como pela novidade delas jamais ouvida em todos os tempos passados, como também pelo instrumento em virtude do qual as próprias coisas se tornaram manifestas a nosso sentido".
Nessa obra ele corrobora o sistema copernicano e desmente o sistema defendido pela Igreja, que era o geocentrismo. Atraves de seus estudos de astronomia ele chegou às mesmas conclusões de Copérnico sobre a posição da terra no sistema solar, sustentano um sistema heliocentrico (sol no centro), contrariando a posição geocentrica (terra no centro) da Igreja.
Daqui as raízes do desencontro entre Galileu e a Igreja. Copérnico afirmara que "todas as esferas giram em torno do sol como seu ponto central e, portanto, o centro do universo está dentro do sol".

----------------------------------------------
SOBRE O PROF. ANDERSON
----------------------------------------------

O Prof. Anderson Pinho é licenciado em Filosofia com habilitação em Sociologia, advogado especializado em direito do trabalho e apaixonado pelas Ciências Humanas.
Possui o maior preparatório online de Filosofia e Sociologia para o ENEM e Vestibulares com vídeo aulas dinâmicas, material de apoio, muitas questões e simulados.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке