A HISTÓRIA DO BOM MEIO CAMPISTA "MARCELO OLIVEIRA". QUE FEZ FAMA COMO GRANDE TREINADOR BRASILEIRO.

Описание к видео A HISTÓRIA DO BOM MEIO CAMPISTA "MARCELO OLIVEIRA". QUE FEZ FAMA COMO GRANDE TREINADOR BRASILEIRO.

A HISTÓRIA DO BOM MEIO CAMPISTA "MARCELO OLIVEIRA". QUE FEZ FAMA COMO GRANDE TREINADOR BRASILEIRO.
Marcelo de Oliveira Santos Uzai, nasceu na cidade mineira de Pedro Leopoldo, no dia 4 de março de 1955. Da infância e juventude, os familiares de Marcelo guardam recordações do menino estudioso e que gostava de soltar pipas e principalmente jogar futebol.



Lapidado por um conhecido descobridor de talentos da época, o SENHOR Pacote (Geraldo Santos), seu próprio pai, Marcelo chegou ao Atlético Mineiro em 1969. Depois do título estadual de 1970 e do Campeonato Brasileiro de 1971, os atleticanos foram obrigados a testemunhar o domínio do Cruzeiro nos anos seguintes. Isso não impediu que uma nova geração de jovens talentos fosse montada dentro do Atlético. Um desses talentos era o cabeludo Marcelo, a quem Telê Santana se referia como “Menino Jóia”, um meia-atacante dotado de grande habilidade e velocidade, também aproveitado no comando de ataque em algumas oportunidades.

Campeão juvenil em 1970, 1972 e 1973, Marcelo começou a ter oportunidades entre o elenco de profissionais do Galo em 1972, sob o comando do próprio Telê Santana. Revezando com o atacante Campos, Marcelo foi conquistando seu espaço e dessa forma chegou ao selecionado brasileiro de juniores que conquistou o Torneio de Cannes em 1974. Depois, Marcelo também fez parte do time canarinho que venceu os jogos Pan-Americanos no México em 1975, mesmo ano em que disputou a Copa América pela seleção principal.

Com a entrada do técnico Barbatana, Marcelo inexplicavelmente entrou em declínio. Perdeu seu futebol, seu espaço e principalmente o prestígio junto aos torcedores. E os rumores de uma troca com o ponta esquerda Éder, então jogador do América, passou a fazer parte das colunas esportivas. Marcelo conheceu o banco de reservas. Em pouco tempo, nem para o banco de reservas seu nome passou a ser relacionado e as brigas com Barbatana passaram a fazer parte de sua torturante rotina dentro da Vila Olímpica. Campeão Mineiro em 1976, atuando pela ponta esquerda, o ano de 1977 trouxe novas esperanças durante uma excursão à Ásia.

Barbatana voltou a relacionar Marcelo para os jogos, já que Cerezo e Paulo Isidoro haviam sido convocados para a Seleção Brasileira. A partir daí, Marcelo voltou a reencontrar sua confiança e seu grande futebol. Em 1977, era titular do time vice-campeão brasileiro invicto tornando-se um dos maiores ídolos do clube alvinegro (com 104 gols assinalados). Ainda em 1977, Marcelo voltou a vestir a camisa canarinho, sendo um dos relacionados nas convocações iniciais do treinador Cláudio Coutinho com vistas ao mundial de 1978, na Argentina.

Pelo atlético mineiro, realizou 285 jogos e marcou 104 gols. sendo Campeão Mineiro em 1976, 1978, 1979 e 1983.

Desgastado pela constante e quase interminável necessidade de provar o próprio valor, solicitou aos dirigentes do Atlético para ser negociado, já que o Fluminense sinalizava grande interesse pelo seu futebol. Mas a transação de sua transferência foi concretizada junto ao Botafogo em 1979, quando Marcelo Oliveira reencontrou o velho companheiro Ziza e ambos sofreram para se adaptar a dura realidade do Fogão naquela época.

O clube carioca precisou investir aproximadamente 6 milhões de cruzeiros para contar com a dupla mineira. Ao lado do companheiro Ziza, Marcelo chegou ao Botafogo pronto para brilhar no Maracanã.

Conforme matéria publicada pela revista Placar em 26 de fevereiro de 1982, sua recepção no time da “Estrela Solitária” não foi como o esperado.

O técnico Joel Martins foi claro ao dizer que não tinha sido consultado sobre os jogadores contratados; nem pelo presidente Charles Borer, nem pelo diretor Xisto Toniato, muito menos pelo supervisor Eron Beresford.......

FONTE:
https://ge.globo.com/futebol/times/fl...
http://memoriasdoesporte.com.br/2024/...
https://terceirotempo.uol.com.br/que-...
http://ftt-futeboldetodosostempos.blo...

Комментарии

Информация по комментариям в разработке