Será o Fim do BI-ARTICULADO? - História e Evolução

Описание к видео Será o Fim do BI-ARTICULADO? - História e Evolução

Os ônibus biarticulados sempre chamaram a atenção no transporte coletivo urbano, pelo seu desenho e principalmente pelo comprimento, seu uso nos sistemas de transito rápido urbano tem o Brasil como o principal operador, porém, tentem a ser cada vez mais raros.
No Brasil, a cidade de Curitiba detinha o primeiro sistema de corredores de ônibus de trânsito rápido do mundo, o conhecido BRT, inaugurado lá em 1974, para o qual surgiram muitos ônibus coletivos urbanos especialmente desenvolvidos, incluindo os primeiros articulados do Brasil logo no início dos anos 80, com o primeiro, e foi para lá que a Volvo criaria o primeiro biarticulado do Brasil em 1991, um B58E encaroçado com o modelo Ciferal PADRON Rio, em seguida como Ciferal GLS Megabus biarticulado, e Marcopolo Torino GV/LS, que se tornaria um ícone dos biarticulados da cidade além de ser citada nas principais mídias automotivas do mundo.
Da primeira cidade a implementar esse sistema de ônibus, Curitiba, os sistemas de transito rápido para ônibus partiria para várias outras capitais e cidades grandes Brasileiras nas décadas seguintes, sendo que alguns deles também utilizaram os biarticulados.
As várias fabricantes brasileiras de carrocerias para ônibus, além da Ciferal e marcopolo, também passaram a desenvolver, os vários articulados e por fim os biarticulados, como o CAIO Millennium, Busscar com o modelo Urbanos Plus, NEOBUS COM O Mega BRT , e mascarello com o GranMetro, esses últimos já a partir dos anos 2000 e 2010.
Entretanto, um ônibus com essas proporções exige custos consideráveis para sua manutenção e o fornecimento de uma infraestrutura que garanta a sua manobrabilidade durante o seu percurso. Por isso a sua implementação exige estudos elaborados para que o biarticulado não seja usado de forma a desperdiçar sua capacidade. Dessa maneira, o biarticulado cumpriu bem seu papel nos anos 90 e início dos anos 2000, porém, começavam a perder popularidade, pois com tráfego muito restrito, muitas autoridades de transporte já optam por veículos elétricos sobre trilhos que podem transportar até mais passageiros do que os biarticulados, como metrôs e bondes, surgiu também o superticulado, com 4 eixos e até 23 metros.
Em 2022, completou-se 30 anos que o primeiro biarticulado entrou em operação no transporte coletivo de Curitiba, porém, desde então, sua adaptação completamente efetiva ocorreu em poucos lugares, e com o surgimento dos superarticulados, Veiculo leves sobre trilhos, veículos leves sobre pneus, entre outras melhorias, é provável que os ônibus biarticulados a diesel antigos, deixem se ser utilizados em breve, o que você acha?

#volantão #onibus #busologos

Комментарии

Информация по комментариям в разработке