🥶 Desliguei o REGISTRO mas o CHUVEIRO continua LIGADO!

Описание к видео 🥶 Desliguei o REGISTRO mas o CHUVEIRO continua LIGADO!

Participe da campanha 👉 https://forms.gle/2zqQCnkUGgVGPCbG9

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://eletr.co/aula?utm_content=yt1...
------

Desliguei o REGISTRO mas o CHUVEIRO continua LIGADO!

Os dias frios, geralmente, significam banhos mais quentes. E, com isso, costuma também acontecer uma situação incômoda: A queima das resistência dos chuveiros. Lembrando que resistência é o jeito popular de falar, o correto é resistor, então quando eu falar resistor daqui pra frente, agora você já sabe do que se trata ok?

E por que o resistor do chuveiro queima geralmente em dias mais frios?

Bom, um resistor é basicamente um curto-circuito controlado. E como um curto circuito causa o aquecimento de um condutor, acaba que, enquanto este curto aquece a água, ao mesmo tempo mantém a temperatura da resistência para que ela não queime. Como em dias frios ligamos menos a água para ela ficar mais quentinha, passa menos água pela resistência e ela acaba aquecendo mais até o ponto de se romper.

Tudo bem André, até aí tá certo, menos água queima o resistor mesmo, agora, e essa anomalia de desligar o registro do chuveiro porém ele se mantém ligado? Essa é novidade pra mim.

Aí, meu amigo, quando isso acontece, você pode ter a sorte do resistor simplesmente queimar ou, na pior das hipóteses, o sistema aquecer tanto que o plástico do chuveiro irá derreter e, em alguns casos, até pegar fogo!!!

E por que isso acontece?
Em alguns chuveiros, o contato elétrico depende da pressão do chuveiro. Sendo assim, quanto menos água passar, corre o risco de um mau contato. E esse mau contato pode fazer com que os terminais acabem “se soldando” e, mesmo desligando a água, os contatos ainda permanecerão em contato.

Alguns podem até pensar neste momento:
“Só mudar a posição da chave seletora com a água fechada que vai soltar os terminais"

Nunca faça isso!!!

Mexer na chave seletora com a água caindo e ele em funcionamento é muito perigoso. Lembre-se, o chuveiro está energizado e você está molhado, nesse caso pode ter um acidente gravíssimo.

E se você conhece alguém que faça isso, já envia este vídeo para a pessoa! E por via da dúvidas compartilha nos grupos do zap também, vai que tem alguém pensando em fazer essa loucura, vamos salvar a vida dessa galera…

Ok André, mas tem jeito de evitar esse problema?

Claro que tem. Resolvemos fazer um passo a passo para que você mesmo faça uma manutenção preventiva em seu chuveiro e evite que isso aconteça.
Para este passo a passo vamos usar este chuveiro da marca Lorenzetti.
Mas você pode replicar este passo a passo em qualquer chuveiro.

O que você vai precisar é:
1 Escova de dentes velha, 1 chave de fenda, 1 lixa destas de unha mesmo, 1 alicate de bico fino (ou alicate meia cana) e 1 fita veda rosca.

Um aviso: Se este defeito estiver acontecendo dentro do período de garantia do fabricante, não faça isso para não perder a garantia. Combinado!

Vamos lá, o primeiro passo é ir no seu quadro de energia e desligar o disjuntor do chuveiro;
Agora retire o chuveiro do lugar e o leve para um lugar mais confortável para você trabalhar;
Desenrosque o espalhador do chuveiro. Para isso, basta girar no sentido horário;
Agora solte o cabo da terra que está preso na tampa e retire esta tampa. Muito cuidado para não estragar a borracha que fica entre a câmara e a tampa para que não haja vazamento de água no futuro;
Com a câmara exposta, você conseguirá ver a resistência e o diafragma, esta borracha que faz com que exista o contato entre os terminais;
Com a escova de dentes e um pouco de detergente, limpe bem a câmara e o diafragma. Aproveite também e limpe a parte interna do tubo que está na tampa que você retirou. Esse tubo é que leva a água até o diafragma fazendo com que os contatos sejam fechados;
Agora com o auxílio da chave de fenda, retire a parte superior do chuveiro;
Passe a lixa de unha nos terminais para que seja retirado toda a parte escura do terminal. Pode acontecer que durante este procedimento, a chapa metálica acabe entortando um pouco. Para ajustar novamente esta abertura entre os terminais, apoie a lixa no terminal fixo e com o auxílio do alicate de bico, dobre a chapa metálica para cima. Faça esse procedimento dos dois lados para que as abertura fiquem idênticas;
Agora, aproveite e faça uma limpeza no espalhador utilizando a escova e o detergente. Se houver orifícios entupidos, utilize uma agulha ou alfinete para desentupir.
Por fim, basta remontar tudo e reinstalar o chuveiro.
Antes de ligar o disjuntor, abra o registro do chuveiro e deixe a água cair por alguns segundos. Assim, a câmara estará cheia de água quando ligar o chuveiro, evitando que a resistência queime.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке