Olá, sou Cristiane Garcia, psicóloga e psicoterapeuta cognitivo comportamental. Nesse vídeo eu falo sobre autorresponsabilidade, liberdade e autonomia. Também falo sobre 4 formas de ser e agir para praticar a mudança de alguns comportamentos.
REDES SOCIAIS
Inscreva-se no canal: / @cristianegarcia
Site: https://www.cristianegarcia.com
Instagram: / psicologia.cristianegarcia
Autorresponsabilidade é o que você pode fazer melhor por você mesmo.
Você não pode mudar as pessoas e nem controlar os acontecimentos, mas você pode escolher como agir e interagir com o mundo e talvez o mundo mude a forma de te responder, ou seja, a mudança começa em nós mesmos. Ser responsável é aquele que responde pelos atos e consequências. E autorresponsabilidade é mais que um conceito, é comportamento. Tomar decisões, assumir a consequência das escolhas, criar oportunidades. Estamos o tempo todo pensando, sentindo e nos comportando. Estamos o tempo todo decidindo, fazendo escolhas e renúncias e toda ação tem uma reação. A aceitação é positiva quando se trata de algo que você não tem controle de mudar. Conformismo é quando você pode mudar, pode fazer algo a respeito, mas age de forma passiva, evitando encarar responsabilidades e dificuldades.
Vou dar um exemplo para ficar bem fácil de distinguir: Vamos imaginar que uma pessoa está insatisfeita com o seu trabalho. Ela pode adotar pelo menos 2 atitudes bem distintas: reclamar ou tentar mudar.
Assumir responsabilidades por nós mesmos e por nossas ações não evita que tenhamos problemas ou frustrações, mas possibilita aprender com os acontecimentos e aumentar as chances de dar certo, a medida que se tomo consciência daquilo que faz, das consequências e quando algo não der certo escolher o que fazer com aquilo e da próxima vez fazer algo diferente. E isso é liberdade, é poder. É autonomia.
Na autopiedade, como a própria expressão diz, a pessoa perde o poder sobre si, porque culpa o outro ou as circunstâncias pelos seus problemas e frustrações. Ao invés de buscar uma solução, busca culpados e justificativas, se isentando das sua próprias responsabilidades. E mais que pensamento positivo é importante atitude positiva.
Pensar, sentir e agir de forma autorresponsável não vai te colocar no controle de tudo e de todos, mas vai fazer você agir de forma mais consciente e alinhada com seus objetivos e então as chances de sucesso aumentam.
Você é responsável pela sua felicidade! Não é Deus, não é a sua mãe, não é o seu filho, não é a empresa, não é o governo. É você!! As outras pessoas e instituições pode até ajudar ou atrapalhar as vezes, mas a responsabilidade da sua vida é sua!
Se as coisas não estão indo bem, pare de culpar os outros e se pergunte, o que você pode fazer por você, o que você pode fazer pela situação.
Tenha iniciativa e busque ajuda se tiver dificuldade. Ser autorresponsável não significa que você precisa fazer tudo sozinho ou tudo sozinha. Significa que você precisa ter alguma atitude para resolver um determinado problema. Isso é buscar solução e não culpados ou justificativas. S
Procure soluções para os seus problemas e não um problema para as soluções. uma frase do filósofo e escritor francês Jean Paul Sartre.
“Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você” - filósofo e escritor francês Jean Paul Sartre
Pra esse ano e pra vida é o que eu desejo a todos. Senso e comportamento de autorresponsabilidade. Que você se apodere, crie suas oportunidades e felicidade!
Cristiane Rodrigues Garcia
Psicóloga e Psicoterapeuta
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Medicina da USP
CRP 06/84018
AVISO:
As informações compartilhadas no canal Cristiane Garcia - Psicologia possuem caráter educativo que podem auxiliar no entendimento sobre assuntos relacionados a saúde mental e equilíbrio emocional. O conteúdo dos vídeos não substituem uma avaliação e nem tratamento de um profissional da saúde.
Информация по комментариям в разработке