O QUE É O FLAMENCO - Aula 1

Описание к видео O QUE É O FLAMENCO - Aula 1

O que é o flamenco?

Seja bem-vindo(a) ao minicurso Flamenco do zero

Nesse vídeo vou falar um pouco sobre a origem da palavra Flamenco e algumas de suas características enquanto arte essencialmente musical.

O flamenco é um estilo de música e de dança que se originou na Andaluzia, Espanha, no século XVIII.

Muitas controvérsias pairam sobre o início de sua história, e qualquer pesquisa que tente encontrar uma origem única para essa forma de arte parece não levar a lugar nenhum, dada a ausência de registros documentais existentes sobre esse período, ou seja, sua história pregressa.

O que ninguém contesta é que o flamenco é o resultado da miscigenação cultural de diferentes povos – comumente identificados por suas religiões, quais sejam, muçulmanos, cristãos, judeus e ciganos ou gitanos – localizados e concentrados na Andaluzia nesse momento histórico, século XVIII.
Essa é sem dúvida a tese mais aceita.

Se o grupamento de povos que constituiu o que se entende hoje como flamenco remonta ao século XVIII, da palavra em si, flamenco, só se tem registro em meados do século XIX, e mesmo assim, tampouco há um consenso sobre sua etimologia.

As principais hipóteses são as seguintes:

1. O nome teria relação com o flamingo, a ave pernalta, por conta da linguagem corporal da dança flamenca, que lembraria a forma e o movimento dessas aves. 

2. Sua origem estaria em Flandres, na Bélgica, pois o flamenco teria chegado a Espanha, na época de Carlos V, vindo dessa região da Europa. 

3. O nome viria dos camponeses mouriscos sem terra ("fellah min gueir ard") pela música que os caracterizava, bem como poderia ser proveniente da expressão árabe utilizada no Marrocos "fellah-mangu" (ou "menkub").

 A 4ª hipótese era de que este era o nome usado para designar os ciganos, e que seria derivado de "flamancia", que por sua vez provém de "flama", referindo-se ao temperamento fogoso dos ciganos.

No dicionário da Real Academia Espanhola (RAE), flamenco significa coloquialmente chulo ou insolente, ou seja, é considerado um adjetivo e não um substantivo.

Quanto às características do Flamenco, a primeira coisa que devemos lembrar é que o Flamenco antes de ser dança ou baile, é música; ou seja a dança só existe porque existe a música, e sendo música o flamenco é uma arte quase sempre coletiva.
Em alguns casos, sim, há apenas um músico tocando o violão, ou guitarra flamenca, mas na maior parte das vezes, o que se vê, é um grupo de músicos e bailarinos ou bailaores, executando essa música de maneira conjunta, e é quando a magia acontece: alguém toca a guitarra, alguém canta, toca as palmas ou o cajón, e alguém baila. E este ou esta que baila também pode tocar as castanholas simultaneamente. Além desse instrumento percussivo, preso às mãos de quem dança, outros sons podem ser feitos com o seu corpo, comumente com os sapatos tocando o chão, que chamamos de "taconeo" ou sapateado, com o estalar dos dedos, que chamamos de pitos, ou dando pequenas palmadas no corpo (percussão corporal). Tudo isto vai estar compondo música, produzindo sons ritmados em harmonia com aqueles que tocam a guitarra ou fazem as palmas.

Existem bailes que prescindem da guitarra ou de qualquer outro instrumento melódico e acontecem simplesmente com a percussão e o ritmo marcado por ela, o que nos leva a pensar que o flamenco antes de tudo é ritmo e compasso.
A melodia ou harmonia, ainda que possam soar como predominantes, vem na verdade recobrindo e dando nuances a essa base rítmica, que estará sempre em primeiro plano. É o chão, a referência para quem toca ou dança.
A partir dessa combinação entre compasso e melodia, esta última representada pelos acordes da guitarra ou pela voz de quem canta, os corpos se movem, se desenham no espaço.

Tudo isso é o flamenco, declarado em novembro de 2010 "Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade", pela UNESCO.

PROGRAMAÇÃO DAS PRÓXIMAS AULAS:

Aula 2 - História do Flamenco – a diáspora gitana
Aula 3 - Elementos: canto, baile e toque
Aula 4 - Ritmos ou "Palos" do Flamenco
Aula 5 - Flamenco e meditação

---
Estudos comprovam que a música e a dança contribuem de maneira muito eficaz na prevenção de demências, como o Alzheimer, por exemplo (ver link abaixo). Os exercícios, feitos no flamenco, ajudam na concentração, na atenção e na memória. E mais: a flexibilidade, o alongamento e o relaxamento estarão também presentes, pois estamos usando nosso corpo para fazer música!

https://www.abc.es/sociedad/abci-flam...

----
Seguem meus outros contatos para quem quiser me conhecer melhor: Facebook:   / claudia.ortiz.7564  
Instagram: @claudia_ortiz111

Meu nome é Claudia Ortiz, sou brasileira, formada em Letras, com mestrado em Literatura. Tenho um romance publicado (escrevo desde criança - prosa, poesia e dramaturgia), sou revisora de textos, tradutora, professora de português e espanhol, e estudo a arte flamenca – música e baile – há mais de 20 anos.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке