Região Norte

Описание к видео Região Norte

Características gerais
A Região Norte é formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Essa região é a maior entre as cinco regiões brasileiras definidas pelo IBGE, compreen¬dendo quase a metade do território nacional.
A floresta Amazônica, que abrange a maior parte do território da região, tem forte influência no clima do Brasil. As temperaturas sempre elevadas e o longo período anual de chuvas favoreceram o desenvolvimento da vegetação densa e da grande biodiversidade.
Na Região Norte, predomina o relevo plano e baixo. Os inúmeros rios que cortam a floresta Amazônica, passando pelos terrenos mais planos, apresentam desníveis suaves. Isso favorece a navegação e compensa as dificuldades de deslocamento por terra impostas pela vegetação densa.
Os rios da Região Norte
Na Região Norte, encontra-se a maior parte dos rios brasileiros. A chuva abundante é a principal fonte da água que abastece esses rios, mas não é a única. O rio Amazonas, por exemplo, nasce no Peru, onde é formado pelas águas das geleiras presentes na cordilheirados Andes.
Vários rios da Região Norte são utilizados para transportar pessoas e mercadorias. Parte da soja produzida na Região Centro-Oeste, por exemplo, é transportada até o porto de Belém, passando por trechos de rios como o Madeira e o Amazonas. A partir de Belém, a soja é exportada pelo mar para países como a China e o Japão.

[Assim como as áreas de floresta, os rios da Região Norte são atrativos turísticos. Como você viu, uma das principais atrações é o encontro dos rios Negro e Solimões nas proximidades de Manaus, AM. As águas escuras do rio Negro e as águas barrentas do rio Solimões não se misturam logo que se encontram e formam esse fenômeno peculiar. Outro atrativo da região são as ondas chamadas de pororocas, formadas no rio Amazonas e retratadas na foto abaixo.

Os povos da floresta
Os grupos humanos que vivem do extrativismo vegetal, como os seringueiros e os castanheiros, assim como as comunidades ribeirinhas, que vivem da pesca e
da agricultura, e os grupos indígenas, que obtêm recursos de diferentes formas (caça, pesca, coleta, agricultura), são chamados de povos da floresta.
Esses povos dependem da floresta para sobreviver e cultivar suas tradições. Seus modos de
vida permitem o uso sustentáveldos recursos da floresta, ou seja, não prejudicam sua conservação.
Para esses grupos, a ligação com o ambiente em que vivem significa mais do que uma forma de obter alimentos e moradias. Os costumes, os conhecimentos, as crenças, o modo de se vestir, os vínculos sociais e as manifestações culturais expressam a relação que estabelecem com a vegetação, o solo, os animais, as fontes de água, etc.
No entanto, o avanço da exploração destrutiva por grupos
de garimpeiros, madeireiros e fazendeiros ameaça a permanência desses povos em suas terras. Há muitos casos, por exemplo, de conflitos entre indígenas erepresentantes desses grupos.
Os povos indígenas
Os povos indígenas tiveram sua população muito reduzida desde o início da colonização europeia, mas ainda têm significativa participação e influência na Região Norte. Muitos povos seguem vivendo em meio à floresta Amazônica e conservam sua cultura e seus costumes.

A culinária da Região Norte
  A mistura de arroz e feijão é conhecida como a base da alimentação brasileira. No entanto,
a Região Norte tem vários pratos típicos que são desconhecidos por boa parte da população de outras regiões do país.

Entre os pratos tradicionais da Região Norte estão as caldeiradas,
a maniçoba, o pato no tucupi, o tacacá e vários pratos com peixes. Também foram incorporadas à culinária da região muitas frutas nativas, como o açaí, o bacuri, o buriti, o cupuaçu, a pupunha, o tucumã, o uxi, entre outras.

A agricultura e a pecuária
A agropecuária é uma das atividades econômicas que mais se desenvolvem na Região Norte. Entre os gêneros mais cultivados estão a soja, a cana-de-açúcar, o café e o algodão. Na atividade pecuária destaca-se a criação de gado bovino em grandes propriedades para a comercialização da carne.

As cidades
A Região Norte é muito conhecida pelos ambientes naturais, mas também tem cidades importantes e históricas.
As duas maiores cidades da região são Manaus, capital do Amazonas, e Belém, capital do Pará. Elas estão hoje entre as maiores cidades brasileiras e concentram boa parte da indústria, do comércio e dos serviços da região.

Manaus é a maior cidade da Região Norte e, desde 1972, abriga um grande polo industrial: a Zona Franca. Trata-se de uma área em que o governo concede reduções
ou isenções de impostos às indústrias que nela se instalam. A medida atraiu muitas empresas brasileiras e estrangeiras, principalmente do setor eletroeletrônico.

Retirado do livro "Aprender Juntos" Editora SM

Комментарии

Информация по комментариям в разработке