5 passos para começar um negócio do zero

Описание к видео 5 passos para começar um negócio do zero

É comum escrever objetivos em finanças, relacionamentos ou saúde a cada virada de ano. Para algumas pessoas, porém, a grande meta é começar um negócio. Esses futuros empreendedores e empreendedoras acreditam que o melhor momento para abrir uma empresa era ontem, e o segundo melhor momento é hoje.

Quando se vê as grandes empresas que hoje estão no topo, é difícil lembrar que todas elas um dia começaram do zero – e que elas tomaram algumas atitudes fundamentais no seu início. Neste vídeo elencamos os cinco passos fundamentais para começar qualquer tipo de empreendimento, dos mais tradicionais aos mais inovadores.

O primeiro desses passos fundamentais para começar um negócio é montar um plano. Esse plano nada mais é do que um roteiro com tudo que sua empresa precisa saber, ser ou ter antes de abrir as portas. Existem diversas formas de montar um plano de negócios. Uma forma mais visual e resumida do plano de negócios é o Business Model Canvas (“quadro de modelo de negócios”).

O Canvas está disponível no livro Business Model Generation, de Alexander Osterwalder. Também pode ser visto no vídeo que está no começo deste texto, tomando como exemplo o aplicativo 99.

Ao todo, nove campos devem ser preenchidos no Business Model Canvas. Da direita para a esquerda, o primeiro campo é segmentos de mercado. Ou seja, os tipos de clientes mais importantes para o seu negócio.

Já em relações com clientes, é preciso escrever como o negócio quer abordar os consumidores e qual a experiência de atendimento que eles devem esperar. Esse contato pode ser mais pessoal, como conversas com vendedores, ou mais automatizado, como o preenchimento de um formulário.

Em canais, coloque os meios para que esse atendimento aconteça. Os pontos de contato podem ser um site próprio, perfis em redes sociais ou exposição em lojas próprias ou multimarcas.

Em proposta de valor, você deve escrever qual problema você quer resolver. Depois, vai passar para o “como” pode resolver esse problema. Nas atividades chave, preencha exatamente como seu produto ou serviço funciona.

Nos recursos chave, escreva tudo de que precisa para entregar a proposta de valor e as atividades chave. Esses recursos podem ser físicos, como um equipamento ou uma loja; intelectuais, como uma patente ou uma marca; humanos, como as pessoas que vão trabalhar na empresa; e financeiros, como o investimento inicial e alguma linha de crédito. Nas parcerias chave, listam-se os fornecedores e parceiros que viabilizam o negócio.

Os dois últimos campos do Business Model Canvas falam sobre dinheiro. Em fontes de renda, deve-se escrever de qual forma a empresa vai ganhar dinheiro e quanto ela vai cobrar por cada produto ou serviço. Por fim, na estrutura de custos, você deve colocar seus custos fixos e variáveis. Alguns exemplos deles são aluguel, contas de água e luz, pagamento dos funcionários e o seu próprio salário (pró-labore).

O segundo passo essencial é ser apaixonado pelo 'problema' e não pelo 'produto'. Isso porque tem empreendedor que se apaixona pelo seu produto como se fosse o próprio filho. Mais informações sobresse passo e os detalhes das outras três etapas para começar o seu negócio estão no vídeo.

Assine nossa NEWSLETTER: https://www.infomoney.com.br/newslett...
Inscreva-se no nosso YOUTUBE:    / dozeroaotop.  .
Siga nosso INSTAGRAM:   / dozeroaotop.  .
Nosso TWITTER:   / dozeroaotopo_​​​  

SOBRE O DO ZERO AO TOPO: O #podcast conta a história dos empreendedores e empresários por trás das maiores empresas do país. Em cada episódio entrevistamos um fundador ou fundadora, em uma conversa franca sobre como iniciou os negócios, os desafios enfrentados ao longo dos anos, as incertezas e os momentos decisivos para a empresa.

#DoZeroAoTopo #empreendedoras #tecnologia #inovação #carreira #ceo #mulheres #inovação #negocios #empreendedorismo

Комментарии

Информация по комментариям в разработке