COMO É A ANESTESIA PARA CESÁREA?

Описание к видео COMO É A ANESTESIA PARA CESÁREA?

A raquianestesia é a primeira opção para anestesiar pacientes que serão submetidas a cesariana pois ela possibilita o bloqueio das vias de dor do umbigo para baixo. E a cicatriz da cesárea é realizada justamente abaixo do umbigo, tb conhecida como incisão de pfannenstiel: uma incisão transversa, curvada, com 8 a 12 cm de extensão e realizada de 2 a 3 cm acima da sínfise púbica.

Então a partir do momento que é realizado a anestesia a paciente fica sem sentir nenhuma dor do umbigo pra baixo. Algumas pacientes ainda vão ficar com uma sensibilidade, ou seja, elas sentem mexendo... mas dor não.

Caso você sinta ainda dor durante este teste é realizado novamente o procedimento da anestesia.

Inclusive gente, o anestesista ele fica ali do seu lado durante o ato cirúrgico te monitorando, aferindo seus sinais vitais e também pronto para intervir caso você sinta alguma dor ou tenha alguma intercorrência.

E como que é feito a anestesia?
O anestesista vai limpar sua pele das costas com uma substância antisséptica chamada clorexidina que vai retirar as bactérias ali daquela região para assim diminuir risco de infecção já que ele vai inserir uma agulha até o meio da sua coluna.

Após isso o próximo passo mais importante é você conseguir estar bem posicionada, com ombro bem relaxado.

A dura-máter compreende todo o comprimento da coluna vertebral e é a membrana mais externa da meninge, conjunto de membranas que protegem o cérebro, o cerebelo, o encéfalo e a medula espinal.

O objetivo do anestesista é injetar o medicamento no local onde circula o líquido cefalorraquidiano (líquor).

A dor de cabeça pós parto é um dos principais efeitos colaterais cesárea.
A dor de cabeça ocorre secundária ao orifício que é feito na dura-máter. Clinicamente, essas cefaleias aparecem e pioram de intensidade quando o paciente fica sentado e melhoram quando o paciente fica deitado sem elevação da cabeça. Podem estar associados sintomas como náuseas e vertigens.

O tratamento inicial é clínico através do uso de analgésicos, hidratação e repouso sem elevação da cabeça. Quando a intensidade é muito elevada e/ou não melhora em alguns dias, pode ser feito um procedimento chamado Blood patch, que tem o objetivo de tampar o orifício com coágulo de sangue do próprio paciente.

Atualmente, a incidência da cefaleia pós punção é extremamente baixa devido ao uso de agulhas de raquianestesia mais finas e com pontas mais apropriadas. Por isso, não é mais recomendado os pacientes ficarem em decúbito dorsal e sem elevação da cabeça após o procedimento.

O efeito da raquianestesia acontece logo após sua aplicação, promovendo um bloqueio sensitivo e motor. A perda da sensibilidade começa de baixo para cima, isto é, dos pés para o umbigo. A primeira coisa que vcs vão perceber é uma dormência na ponta dos dedos pra cima.
Os medicamentos utilizados na raquianestesia são os anestésicos locais, podendo ser utilizados adjuvantes como os opioides, que promovem alívio da dor no período pós-cirúrgico.

Após o procedimento cirúrgico, o paciente é conduzido para a sala de recuperação pós anestésica, onde a sensibilidade e os movimentos são restaurados. Isso acontece na ordem contrária do efeito da anestesia, isto é, de cima para baixo.

É importante dizer que na anestesia geral injetamos anestésico na corrente sanguínea da paciente e ela perde a consciência. Fazemos a intubação e o remédio passa pela placenta para o bebê, por isso, é por isso, é necessário que a cesárea seja realizada com agilidade. Mas só optamos por ela quando a paciente tem uma patologia importante, como problemas cardíacos ou de coagulação, mas temos que estudar cada caso separadamente e conversar com o médico que a acompanha para ter mais informações.

E anestesia do parto normal? É igual a da cesárea?
Primeiro de tudo é importante estar familiarizada com os termos: a anestesia é a diminuição ou a abolição da sensibilidade e da mobilidade, usada na cesárea, e a analgesia é a diminuição ou a abolição da sensibilidade dolorosa, opção feita no parto normal.

Quando fazemos anestesia para cesárea, precisamos do alívio total da dor e do relaxamento da musculatura da região abdominal para facilitar o acesso do obstetra. Quando fazemos uma analgesia para o parto normal, a paciente vai continuar sentindo as contrações uterinas, mas sem ter dor – o que pode, inclusive, facilitar a condução do trabalho de parto.

E junto com os preparativos também surgem dúvidas sobre diversos assuntos como amamentação, sono do bebê e, claro, os tipos de parto.

#gestação #gravidez #sintomasdegravidez

Não se esqueçam de deixar o LIKE, se INSCREVER no CANAL, ativar o SININHO e COMPARTILHAR o vídeo com quem possa precisar dessas orientações.

___________________________________________________________________________________

SE INSCREVA NO CANAL AQUI:
   / @gravidezeparto  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке