Siddharameshwar Maharaj - Atman e Maya - O Discernimento da Realidade

Описание к видео Siddharameshwar Maharaj - Atman e Maya - O Discernimento da Realidade

Trechos do livro “Dasbodh: Spiritual Instruction for the Servant”, de Siddharameshwar Maharaj.

Sri Siddharameshwar Maharaj (1888 - 1936) foi um dos maiores santos desconhecidos de sua época. Discípulo de Sri Bhausaheb Maharaj e difusor de sua tradição “Inchagiri Sampradaya”, Maharaj teve a intuição de que deveria ir além da meditação, chamado por ele como “o caminho da formiga” (por ser lento e tortuoso), e assim desenvolveu o “caminho do pássaro” um meio rápido e prático onde é possível chegar à verdade através do pensamento.
Maharaj tornou-se conhecido por ser guru de Nisargadatta Maharaj, Ranjit Maharaj e outros grandes professores.

Atma Vidya (Autoconhecimento) é o tema central dos seus ensinamentos.
Segundo ele: “O autoconhecimento é o Conhecimento a respeito do seu Ser. Uma vez que reconhecemos quem realmente somos, podemos ver o que é permanente e o que é transitório. Então, se segue a renunciação do impermanente, e a aceitação do permanente. Por causa da natureza transitória das coisas, o medo da dissolução é inevitável”.


“Da forma como este universo foi formado cronologicamente ele é destruído na mesma ordem. Pense profundamente sobre isso.
Aquele que é feito de algo desaparece nesse próprio algo. A destruição final também ocorre da mesma maneira. Parabrahman é a única coisa que permanece inalterada antes, durante e depois desses acontecimentos. Você deve pensar constantemente sobre isso. Neste universo inúmeras coisas são criadas e destruídas e, portanto, torna-se imperativo pensar no que é real e no que não é.
O corpo do universo é a Maya original. Os cinco elementos básicos se originaram dele. O maior princípio é o sentimento mais puro ou a chama do universo ou o Atman. Isso é invisível, enquanto a contrapartida visível é a maior coisa. A combinação de ambos é o Deus. Isso é necessário para a adoração e Sadhana. Mas quando a vida se dissolve no definitivo, o conhecimento real é obtido é aí onde a adoração e o Sadhana terminam.
A maneira de meditar nisso é lembrar de Deus o tempo todo. Essa é a verdadeira chave para a meditação, mas a maioria esquece essa maneira simples e tenta fazê-la com muitos esforços que infelizmente são desperdiçados.
A meditação assim tentada é interrompida por muitos obstáculos. Tentar meditar sobre Deus com formas produz principalmente uma experiência bizarra na qual você vê muitas coisas desnecessárias.
A outra coisa a ser lembrada é se estamos meditando em Deus ou em suas moradas. O Atman é o Deus e sua morada é o corpo. Agora cabe a nós decidir onde manter nossa fé, em Deus ou no corpo. É imperativo reconhecer o Deus e mantê-lo aí.
Reconheça o Deus real, e então entre em uma meditação ininterrupta para alcançar a unificação com ele. Tudo funciona por causa de seu poder supremo. Tornamo-nos sábios por causa disso. Tudo o que fazemos acordados e tudo o que acontece nos sonhos é por causa disso.
Aquele com fé inabalável no Atman conhece o Deus que tudo permeia e tudo conquista”.
Siddharameshwar Maharaj.


“O Atman é altamente prudente, é a testemunha de tudo, cuida do corpo e o faz perceber coisas variadas pelo uso do sentimento inerente. O Atman reside em todos os corpos e realiza os karmas através dos vários órgãos. Os sentimentos dentro dos corpos de todos os vivos são os mesmos e, portanto, você não deve ferir os sentimentos de ninguém, sentimento pelo qual você pode amar a todos e todos o amarão. Este sentimento dentro de tudo nada mais é do que o Deus.
Todos os seres vivos são movidos por esse sentimento que acompanha todos desde o nascimento até a morte. Deve-se tentar conquistar o Atman do universo que está na forma desse sentimento de ter tudo com você. Isso pode ser feito mantendo todos felizes, atendendo às suas demandas, sociais ou físicas, fechando os olhos e ouvidos aos viciosos, permanecendo com as pessoas por um tempo de acordo com suas necessidades e deixando-as se for necessário. Beneficiar. Tudo isso requer uma tremenda sabedoria, de fato”.
Siddharameshwar Maharaj.


“Quando uma coisa é vista de forma diferente do que realmente é, é por falta de conhecimento. A maioria de nós faz isso e, portanto, seguimos um caminho que nos leva para baixo e não para cima. Exatamente o oposto ocorre com os realmente conhecedores. Eles vão para a causa raiz de toda essa ilusão, Maya original. O sábio sabe que tudo se originou daqui. É difícil chegar a este estágio, mas não impossível, pois pode ser feito com base em sua sabedoria”.
Siddharameshwar Maharaj.


Músicas: Kyle Preston - Below the Surface
(   • Below the Surface  )

Kyle Preston - Dark Tension
(   • ▶Kyle Preston - Dark Tension | Experi...  )

Yotam Agam - Earth
(   • Earth  )

=======================================

🎯 Corvo Seco é um grupo de estudos sobre a não-dualidade.
🙏 Ajude a manter nosso canal:
PIX: [email protected]

📷 Instagram:   / corvoseco  
💻 Facebook:   / corvoseco  
📩 Entre em contato: [email protected]

#JnanaYoga #NãoDualidade

Комментарии

Информация по комментариям в разработке