A ausência do ligamento cruzado anterior (LCA) após sua lesão costuma gerar instabilidade no joelho, ou seja, a pessoa fica com a sensação de que o joelho está “solto”, e acaba sofrendo novas torções em determinadas ocasiões. A ocorrência de novas torções leva a novas lesões associadas, como lesões dos meniscos e lesões de cartilagem, e com isso o joelho tende a “desgastar” antes do que deveria, ou seja, evolui para o que chamamos de artrose.
Por outro lado, existem pessoas que sofrem lesões parciais do LCA ou mesmo lesões completas, e não apresentam instabilidade da articulação para as atividades do dia a dia, e mais, alguns indivíduos não têm instabilidade até para atividades de risco para novas torções (esportes com mudanças de direção a exemplo de futebol, basquete etc.), porém estes são exceções.
O intuito da cirurgia é restabelecer a estabilidade do joelho, portanto está indicada para aqueles que apresentam instabilidade no dia a dia ou para aqueles que pretendem realizar atividades esportivas de risco. Portanto, indivíduos jovens, a tendência é operar, e indivíduos mais velhos, com baixa demanda, que não apresentam instabilidade, o tratamento sem cirurgia costuma ser o suficiente.
Portanto, o que define a necessidade de cirurgia nos casos de lesões parciais é o grau de instabilidade (avaliada pelo exame clínico com manobras específicas realizadas pelo especialista de joelho) e a queixa de instabilidade no dia a dia. Também é importante o quanto o joelho será solicitado nas atividades esportivas do paciente. Indivíduos de alta demanda (praticantes de futebol, basquete, vôlei...) existe uma maior tendência a realização da cirurgia, mesmo nos casos de lesões parciais, para evitar o risco de novos entorses e a ocorrência de lesões meniscais e de cartilagem.
Neste vídeo mostro um exemplo de paciente que optou por não operar, porém após 2 anos da lesão inicial, por ter sofrido novos entorses, resolveu operar o joelho. Mostro o vídeo da cirurgia, apontando as lesões associadas que decorreram provavelmente do período de instabilidade e entorses sofrido nesse período, que poderíamos evitar caso a cirurgia fosse realizada logo após a primeira torção.
🔴 Está gostando do conteúdo? Clique no link e se inscreva no canal: http://bit.ly/YoutubeDrLuiz
📞 Agende uma Consulta
WhatsApp: http://bit.ly/ConsultaDrLuiz
👉 Área de atuação:
Lesões de ligamentos do joelho, lesões meniscais, cartilagem, condromalácia, artrose, prótese de joelho, instabilidade da patela.
Consultório: 944707006 - Campo Belo - São Paulo - SP
Instituto Salute: 970568157 - Jardim Paulista - São Paulo - SP
✔️ Gostou deste vídeo?
----------------------------
💬 Deixe seu comentário
➕ Compartilhe com seus amigos
👣 me siga nas redes sociais
----------------------------
✅ Contatos:
➡️ Site: http://www.drluizgabriel.com.br
➡️ WhatsApp: http://bit.ly/ContatoDrLuizGabriel
☑️ Instagram: http://bit.ly/InstagramDrLuizGabriel
☑️ Facebook: http://bit.ly/FacebookDrLuizGabriel
Информация по комментариям в разработке