IV - Mitsuyo Maeda o Conde Koma

Описание к видео IV - Mitsuyo Maeda o Conde Koma

-Mitsuyo Maeda nasceu em 1.878, na vila de Funazawa, cidade de Hirosaki, no Japão. Começou a treinar Sumô na adolescência, também treinou um estilo de Ju-Jutsu tradicional (Hongaku Kokki Ryu), do qual se sabe muito pouco.
-Maeda Iniciou sua trajetória no Kodokan em 1.895, fazendo parte da segunda geração de faixas pretas da escola de Kano. Foi treinado diretamente por Tsunejiro Tomita e Sakujiro Yokayama, ambos alunos diretos de Jigoro Kano.
Mesmo pequeno, Maeda destacava-se devido a sua grande força e apuradíssima técnica, sendo excelente, tanto em projeções, quanto na luta de solo.
-No final de 1904, enviado por Jigoro Kano, Maeda vai para os EUA com a missão de difundir o método Kodokan. Ele viaja com Tomita e posteriormente com outros representantes da Kodokan (Satake, Ono, Ito e outros).
-Entre 1.907 e 1.914 Maeda viaja para vários países da América Central, América do Sul, Europa e México. Nesses lugares participa de lutas contra lutadores locais, desafiando e sendo desafiado a lutar nas regras do Ju-Jutsu (Judô), Luta Livre (Catch as catch can) e Vale-Tudo.
-Ele também acaba treinando outras modalidades como Wrestling, Boxe, Savate e até Capoeira, tornando-se assim, um lutador ainda mais completo.
“Estou agora propondo o uso de luvas de boxe de borracha sem dedos...eu realmente acredito que os praticantes de Judô precisam praticar (técnicas de golpes traumáticos e chaves em condições especiais]... eu também gostaria de pensar em outra forma de Judô, acrescentando boxe e kickboxing francês ao Judô japonês. Eu queria colocar anúncios para o Judô estilo Conde Koma no bairro de Hibiya (Tóquio)” Mitsuyo Maeda.
-Nessas viagens pelo mundo Maeda fazia apresentações públicas e desafios oferecendo dinheiro a quem o derrotasse.
-Na Espanha ganha o apelido de Conde Koma. A palavra Koma vem de Komaru, que em japonês quer dizer “confusão”. Maeda adota esse nome artístico.
-Em 1.914 ele chega em Santos. Em seguida vai para Porto Alegre com uma trupe de lutadores japoneses que começa a excursionar pelo país, fazendo demonstrações e participando de desafios. Entre 1.914 e 1.917 passam pelo estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Amazonas e Pará.
-Na trupe de Maeda estavam lutadores famosos, como Satake, Okura, Shimitsu e Sadakazu “Raku” Uyenishi. Este último teria estudado no Handa Dojo junto com Mataemon Tanabe, que falamos no episódio anterior.
-Por volta de 1.915 Maeda e os outros lutadores japoneses vão para o norte do país, passando por Manaus, Belém e continuando a dar demonstrações e aceitar desafios boxeadores, capoeiristas, lutadores de luta livre...
-Nessa época Koma conhece Gastão Gracie, que era sócio do “American Circus”. Esse circo promovia, entre outras coisas, desafios entre lutadores de diversos estilos.
Nos eventos promovidos por Gastão Gracie, Maeda e Satake participaram enfrentando lutadores de Boxe, Wrestling e Capoeira.
-Por volta de 1.917, em virtude da afinidade com seu empresário Gastão Gracie, Maeda começa a ensinar a Carlos, Oswaldo e Gastão Gracie Junior. Neste ponto surgem duas teorias. A primeira alega que Maeda ensinou somente o antigo Judô Kodokan aos Irmãos Gracie. A segunda teoria
é que o japonês teria ensinado um estilo mais heterogêneo, baseado no que tinha aprendido viajando pelo mundo, através de suas experiências em Wrestling, Boxe, Savate (boxe francês) e até a Capoeira.
-Posteriormente, Carlos Gracie passou ensinamentos e métodos desenvolvidos por ele próprio a seus outros irmãos (George e Hélio).
-Carlos, George, Oswaldo, Gastão e Hélio elevariam o Jiu-Jítsu para outro patamar,
adequando e aperfeiçoando a modalidade e escrevendo seus nomes na história como os fundadores de uma nova arte marcial o “Jiu-Jitsu Brasileiro”.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке