V - O JIU-JITSU CHEGA AO BRASIL

Описание к видео V - O JIU-JITSU CHEGA AO BRASIL

(ERRATA: NO 1:19min O CORRETO É 1.908)

-No episódio anterior falamos de Mitsuyo Maeda, o Conde Koma, um dos pioneiros do jiu-jitsu no Brasil. Porém, antes da chegada de Maeda e sua trupe de lutadores japoneses (Satake, Okura, Shimitsu…), a arte marcial nipônica já era praticada no Brasil.

-O primeiro registro de alguém ensinando jiu-jitsu no Brasil vem do final de 1.908. Trata-se do japonês Sada Miyako e seu ajudante, Ume Kakiraha. Miyako e Kakiraha eram lutadores da Kodokan. Foram contratados pela marinha brasileira para ensinar as tropas e trazidos do Japão pelo navio militar Benjamin Constant.

-Nessa época o Japão tinha acabado de vencer a guerra russo-japonesa (1.904-1.905) e começava e se destacar como potência militar. Vários mestres japoneses de jiu-jítsu foram contratados por diversos países para ensinar sua arte a militares e forças policiais.

-Além de ensinar a tropa, os japoneses também se apresentaram numa casa de espetáculos instalada na avenida mais movimentada do Rio de Janeiro, o “Concerto Avenida”. Quem conseguisse resistir a mais que 3 minutos de luta com o japonês, ganhava um premio em dinheiro. Isso atraiu a atenção de inúmeros lutadores, inclusive estrangeiros. Todos foram derrubados e finalizados pelo diminuto japonês.

-No começo de 1.909 Sada Miyako (também chamado de Sakuzo Miura ou Sack Miura) organiza um torneio de jiu-jitsu para seus alunos da marinha, possivelmente o primeiro campeonato dessa arte marcial no Brasil.

-No “Concerto Avenida” Miyako teve uma única derrota, para o capoeirista Cyríaco, em 1.909. Recebeu um chute “rabo de arraia” que o levou a nocaute. Dizem que o capoeira teria usado uma “malandragem” extendendo a mão para cumprimentar o japonês, lançando o golpe no mesmo instante.

-Miyako continuou a lutar desafios na casa de shows por mais algum tempo, vencendo todas as lutas com exceção de Cyríaco.

-Sada Miyako também ensinou civis, dando aulas particulares e em clubes. Entre seus alunos estava Mário Aleixo, um capoeirista que viria a ser o primeiro professor brasileiro de jiu-jítsu japonês e o famoso José Floriano Peixoto Filho (filho do Marechal Floriano, segundo presidente do Brasil). Aleixo havia aceitado o desafio do mestre japonês e perdendo durante 3 noites seguidas. Na sua última derrota, decidiu tornar-se aluno de Miyako.

-O japonês tembém formou diversos instrutores na Marinha do Rio de Janeiro que foram mandados para diversas Escolas de Aprendizes de Marinheiros espalhadas por todo o país. O objetivo era modernizar a defesa pessoal das tropas que anteriormente era fortemente influenciada pela Capoeira. Ele também formou diversos militares no Exército que deram continuidade ao treinamento de Jiu Jitsu naquela instituição.

-Anos depois Mario Aleixo chegou a treinar com o Conde Koma (que falamos no capítulo anterior). Foi nessa época que Conde Koma começou a aprender Capoeira depois de assistir uma apresentação entre Mário Aleixo e Zé Maria, outro famoso capoeirista da época.

-Aleixo foi o primeiro a metodizar um treinamento completo de luta, misturando jiu-jitsu, com capoeira, savate e boxe. Em 1.931, aos 44 anos, Aleixo viria a lutar com jovem George Gracie.

-Em 1.912 a marinha termina o contrato com Sada Miyako. Como foi dito no capítulo anterior, poucos anos depois chegaria ao Brasil Conde Koma e sua trupe, continuando com a tradição dos desafios em casas de shows, circos e a instrução do Jiu Jitsu na Marinha.

-Satake (integrante da trupe de Koma) se estabelece em Manaus e começa a dar aulas de jiu-jitsu em 1.916. No mesmo ano Maeda dava aulas em Belém, no Paysandu Sport Club. Com base nos depoimentos de Carlos e seus irmãos, é provável que eles tenham começado a treinar com o Conde Koma nessa época.

-Além dos irmãos Gracie - Carlos Oswaldo e Gastão Gracie Junior - Maeda teve vários alunos de destaque. Um deles, Jacintho Ferro, além de grande atleta, também era o principal professor da academia de Conde Koma. Provavelmente, além de Koma, Ferro também deu aulas a Carlos Gracie.

-Outro aluno importante seria Donato Pires dos Reis, que junto com Carlos, viria a abrir uma academia de jiu-jitsu em 1.930, no Rio de Janeiro.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке