SALA GUARNICÊ - GRUPO INSTRUMENTAL PIXINGUINHA - 08/06/2024

Описание к видео SALA GUARNICÊ - GRUPO INSTRUMENTAL PIXINGUINHA - 08/06/2024

Sala Guarnicê:

A Sala Guarnicê foi criada para difundir a música de concerto a partir das perspectivas da música folclórica maranhense, conectando pessoas com a música local, nacional e universal. O espaço pretende visibilizar a música folclórica maranhense em conexão com a música de concerto para crianças, adolescentes, adultos e idosos por meio de uma gestão de excelência e auto sustentabilidade cultural pautada na ética e legalidade.
A sala Guarnicê nasceu através do Programa Gestores em Movimento, idealizado e coordenado pelo compositor e maestro João Guilherme Ripper, com o intuito de fomentar uma gestão criativa de salas de concerto, orquestras e teatros pelo Brasil.
Ao combinar a música folclórica maranhense com a música de concerto, cria-se uma experiência única e enriquecedora para um público diversificado. Além disso, a sala de concerto GUARNICÊ tem como objetivo fortalecer os laços comunitários e promover a inclusão social, abrindo novos horizontes criativos na cena cultural local. Em suma, este projeto é uma maneira significativa de preservar as tradições e enriquecer a vida cultural. Dedicada a promover a música, esta sala desempenha um importante papel na diversificação da arte musical no Maranhão.

Programa:
Sala Guarnicê
Concerto nº 2
Sábado, 08 de junho, Teatro da Cidade de São Luís


GRUPO INSTRUMENTAL PIXINGUINHA
O Grupo Instrumental Pixinguinha é um dos tradicionais grupos representativos da Escola de Música do Estado do Maranhão, que vem atuando há 34 anos em São Luís, nos diversos espaços artísticos da capital maranhense. Sua atuação estende-se ainda, ao interior do Maranhão e a outros Estados do nordeste, sempre com o objetivo de difundir e divulgar um dos primeiros gêneros musicais brasileiros, o choro. Reconhecido recentemente como Patrimônio Cultural do Brasil.
O grupo é também um dos principais fundadores do “Clube do Choro do Maranhão”, movimento de artistas locais que reacendeu o movimento chorístico em São Luís. Como resultado de sua pesquisa sobre o choro no Maranhão, o grupo Pixinguinha lançou o CD “CHOROS MARANHENSES”, premiado como melhor disco instrumental no Prêmio Universidade FM de 2007, com obras compostas pelos seus integrantes e outros autores.
Com grande atuação, o grupo participou do “Projeto Oficinas de Choro”, no Interior do Maranhão, de autoria dos professores José Alves e Raimundo Luiz, com patrocínio do Banco do Nordeste, BNDES, Governo do Estado e apoio das Prefeituras das várias cidades contempladas.
O referido projeto resultou na elaboração de um álbum de partituras sobre Choros Maranhenses, lançado e distribuído gratuitamente em Escolas de Músicas, prefeituras, Universidades e outras instituições afins.
Além de apresentações em eventos privados, o grupo participou de grandes projetos culturais como: Rico choro com vida na Praça e Samba e Choro na Praça. Com apresentações em praças públicas da capital e cidades do interior do Estado. O grupo é o Mentor intelectual das comemorações do Dia Nacional do Choro em São Luís, nos últimos 20 anos.

Intérpretes:
- Raimundo Luiz Ribeiro (Bandolim)
- Emilson Pires dos Santos (Cavaquinho)
- Raimundo João Matos Costa Neto (Flauta transversal)
- Domingos da Silva Santos (Violão de sete cordas)
- João José Pinto Silva (Carbrasa) (Percussão)

Repertório:
- Chiquinha Gonzaga | Lua Branca
- Pixinguinha | Carinhoso
- Domingos Santos | Choro Miritibano
- Raimundo Luiz | Elegante
- Juca do Cavaco | Lembro-me de você Assim
- Zezé Alves e Omar Cutrim | Candiru
- Raimundo Luiz | Coquiando
- Francisco Six | Nova República
- Zé Hemetério | Viajando para Carajás
- Domingos Santos e Raimundo Luiz | Escondidinho
- Raimundo Luiz | Lembrança de minha infância
- Josias Sobrinho | Terra de Noel

Gestores da Sala Guarnicê:
- Allysson Ribeiro
- Egilena Silva Santos, em arte Lena Santos
- Francisca Cristina Santos
- Iuri de Lima Peixoto
- Ivonilde Pereira Coelho Belaglovis
- José de Tibamar Mendes
- Oswald de Abreu Monteiro
- Renato Augusto Pinheiro

Комментарии

Информация по комментариям в разработке