Faról Auxiliar na Saída de Fábrica da CB500x - COMO ACESSAR E INSTALAR

Описание к видео Faról Auxiliar na Saída de Fábrica da CB500x - COMO ACESSAR E INSTALAR

A 3ª saída pós chave da CB-500x é mais fácil de acessar do que parece.
Eu vou mostrar pra vocês como instalar um par de faróis de milha na CB sem cortar fio!



Pra isso, você vai precisar de alguns materiais:

-um mini relé auxiliar de 4 pinos com resistor.
https://produto.mercadolivre.com.br/M...

-Terminais do tipo Sumitomo hm-090 (aqui vamos usar so os terminais "macho").
https://pt.aliexpress.com/item/329475...

-a metade do conector que ja vem na moto.

-3 pedaços de fio com bitola de 1.0mm e 3 dedos de comprimento.

-espaguete termo retrátil ou fita isolante.

-um alicate de crimpar (ou ferro de solda).

-o par de faróis que serão instalados na moto.

🔴TUTORIAL🔴

É fundamental que você use um relé auxiliar do tipo mini por causa do espaço limitado na moto, e que ele seja do tipo com resistor ligado em paralelo com a bobina (é isso que esse retangulozinho com um 12v escrito em baixo aqui no diagrama significa).

Aqui eu estou usando um DNI-0125, mas os modelos DNI-0128; DNI-0123; ou qualquer mini relé auxiliar de 4 pinos serve, desde que tenha resistor.

Áh! A não ser que você esteja usando solda para unir tudo, não esqueça também de pedir os terminais para o relé na hora de comprar.

Agora, para ter acesso ao plug e pegar a metade do conector que você precisa, você tem duas opções: levar na CCS e pedir pra eles tirarem a carenagem pra você, ou você vai retirar o banco da moto e pegar a chave allen Nº 5 no kit de ferramentas, para daí prosseguir tirando a carenagem lateral direita. (que nem a gente fez no ultimo vídeo)

Por trás do painel, ao lado direito, tem uma proteção de borracha que abriga o plug da saída 12v bem como o encaixe da seta direita, mas pra ter acesso a ela vc primeiro tem que soltar a carenagem lateral toda.

Olhando por cima da cobertura de borracha, você vai ver que existe uma pequena aba de plástico no plug. Com uma chave de fenda você vai empurrar ela pra fora enquanto puxa a capa para baixo, fazendo isso as metades do plug devem se soltar facilmente.

Agora que você já tem o o conector, está na hora de crimpar os terminais que vão se encaixar nele. No vídeo anterior eu já mostrei a forma correta de fazer isso, a única diferença é que aqui nós vamos os terminais “macho”. 3 deles para ser mais exato, um para cada ponta dos fios pequenos. A única exceção vai ser o terminal do meio, que vai ser o negativo tanto do relé quanto dos faróis auxiliares, então você vai crimpar a ponta desses 2 fios juntas no mesmo terminal.

Ao final de tudo, você deve ter um resultado +- assim para cada um dos 3 fios: numa ponta o terminal “macho” do plug Sumitomo, e na outra o terminal que vai se encaixar no pino correspondente do relé.

Se você quiser usar um fusível extra, é só substituir o fio vermelho pelo porta fusíveis e colocar os respectivos terminais nas pontas dele, mas eu não vi necessidade.

Com os fios já prontos, basta encaixar cada um no conector até ouvir um click, obedecendo a ordem certa.

Com ele na posição mostrada no video, o primeiro fio é o azul, que carrega o sinal de farol alto ativado e que vai ser o responsável por ligar o relé quando você apertar o botão. (atenção, nunca ligue nada nesse fio além de um relé, se você tentar alimentar os faróis auxiliares diretamente com ele, vai queimar o farol da moto). O segundo vai ser o fio verde e o preto que vão ser o negativo tanto do relé quanto do farol auxiliar. E o terceiro vai ser o fio vermelho, que é o responsável por fornecer a energia para os faróis auxiliares. Agora é so ligar cada um ao pino correspondente no relé.

Todo relé auxiliar tem um diagrama de funcionamento e, na parte de baixo, uma numeração identificando cada pino. Essa numeração segue um padrão internacional e identifica a função de cada um. Então você vai olhar com cuidado na parte de baixo do relé e vai encaixar o fio azul no pino 85, o verde no pino 86 e o vermelho no pino 30. No pino 87 você vai ligar o fio positivo dos faróis auxiliares. O relé so vai deixar a energia que entra no pino 30 passar pro 87 quando estiver ligado, ou seja quando você acionar o farol alto!

Com tudo montado na ordem certa, basta voltar pra moto e encaixar ele de volta no conector. Sempre é uma boa ideia conferir as cores dos fios no conector da moto e se certificar que você colocou tudo na ordem certa antes de plugar, se por acaso você tiver trocado a ordem de algum fio, cutucando com cuidado o conector pela parte da frente, da pra levantar a aba que prende os terminais no lugar.

E pronto! Agora é so dar uma ligada rápida pra tesar se está tudo funcionando corretamente e botar a carenagem de volta no lugar!

Lembrando que essa técnica é pra ser usada especificamente com faróis de milha e não de neblina. Se você ainda tem dúvida entre um e outro, fica ligado que vai sair um vídeo falando um pouco sobre faróis auxiliarem em geral.

E é isso! Como sempre, qualquer dúvida é so falar nos comentários!
Boa Pilotagem!

Комментарии

Информация по комментариям в разработке