Baixa produtividade é a razão do subdesenvolvimento brasileiro | Samuel Pessôa

Описание к видео Baixa produtividade é a razão do subdesenvolvimento brasileiro | Samuel Pessôa

Inscreva-se no Canal UM BRASIL📺
Entrevista inédita toda sexta-feira às 11H🎙️

O que você via encontrar nesse debate:

0:00 — Abertura

0:44 — Gostaria de saber a sua opinião sobre as principais pautas econômicas aprovadas pelo governo em 2023, como o marco fiscal e a Reforma Tributária?

6:18 — O ano de 2024 registrou a maior arrecadação da história desde 1995. Tudo indica uma mistura entre gastos e arrecadação, em uma economia que passou por reformas recentes. Qual é a sua avaliação a respeito disso? Até quando podemos esperar resultados surpreendentes para o crescimento do PIB?

16:28 — A Reforma Administrativa é um remédio para a redução de gastos?

22:42 — O Brasil enfrenta algum risco estrutural na economia?

26:19 — Um artigo recente do senhor aborda por que somos tão improdutivos. Gostaria que explicasse um pouco sobre isso e como resolver esse problema.

33:39 — Qual seria a Reforma Administrativa ideal?

Inscreva-se no canal !

Para saber mais, acesse: https://umbrasil.com
Facebook, Instagram e Twitter: ‪@CanalUMBRASIL‬

*Entrevista gravada em 22 de fevereiro de 2024.

Do ponto de vista econômico, a baixa produtividade do trabalhador é o maior problema nacional e a razão do nosso subdesenvolvimento, na visão do economista Samuel Pessôa. Há, por um lado, o aspecto envolvendo a qualificação e o preparo do trabalhador para lidar com os desafios do mundo do trabalho e as exigências inerentes. Contudo, há uma problemática mais enraizada no que se conhece como “custo Brasil”: a qualidade dos nossos marcos legais e institucionais.

“Temos uma legislação tributária muito complexa que gera um litígio enorme e que demanda um número exorbitante de contadores para que as empresas paguem as obrigações. Gastamos muito dinheiro resolvendo litígios nas esferas administrativa e judicial, fora o que já foi gasto para processar o pagamento de impostos. Isso ‘desvia’ recursos da atividade de inovação tecnológica, de melhora do produto, e, então, a produtividade cai. E isso vale para diversas atividades; há muitas coisas que fazemos porque a regulação é ruim”, argumenta Pessôa.

Esse é um dos temas abordados na entrevista ao Canal UM BRASIL — realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) — em parceria com a revista Exame, para a série Brasil com S. No bate-papo, o economista traça um panorama do estado atual da economia brasileira dos pontos de vista fiscal, bem como das reformas estruturais que já avançaram e cujos frutos estão sendo colhidos, além do avanço da modernização estatal.

As opiniões expressas neste vídeo não refletem, necessariamente, a posição do Canal UM BRASIL.

#SamuelPessôa #Desenvolvimento #CanalUMBRASIL

Комментарии

Информация по комментариям в разработке