MEMÓRIA NO FUNCIONAMENTO PSÍQUICO E SUA PSICOPATOLOGIA. – sacoplimca pj Ep.10

Описание к видео MEMÓRIA NO FUNCIONAMENTO PSÍQUICO E SUA PSICOPATOLOGIA. – sacoplimca pj Ep.10

Memória é a função que permite codificarmos informações, armazená-las e depois resgatar. A memória já foi muito estudada e, por isso, conseguimos diferenciar várias de suas especificidades. Por exemplo, quanto ao tempo que as informações ficam armazenadas, o tipo de conteúdo, ou a forma de recuperação.

A memória tem descrição de várias alterações, mas nenhuma tão “lembrada” quanto a amnésia. Amnésia que é a perda da função mnêmica. A alteração pode se dar no que diz respeito a formação de novas memórias, assim chamamos de amnésia anterógrada, ou o esquecimento de memórias antigas, chamada de amnésia retrógrada. Pode ainda ocorrer os dois e, nesse caso, chamamos de amnésia retroanterógrada. Outro tipo de amnésia ainda é a dissociativa. Esta diz respeito ao esquecimento de partes particulares de uma experiência. Tipicamente, partes muito emocionais, como fatos de um trauma, por exemplo.

Outras alterações da memória incluem ainda as paramnésias, relacionadas com o falseamento / distorção de memórias. As ilusões mnêmicas são distorções de memórias existentes, enquanto as alucinações mnêmicas são a criação de memórias de experiências nunca ocorridas.

Há ainda alterações de controle e recuperação, como as memórias intrusivas (ter uma lembrança sem estar tentando ter), as resistentes. (não conseguir parar de ficar lembrando determinada lembrança), ou ainda as ecmnésias, ou revivescências, que são memórias que incluem a sensação de estar vivendo novamente a experiência. Finalmente, temos os brancos, que são esquecimentos fugazes, geralmente relacionados com a memória de curto prazo.

Uma última alteração é a agnosia, relacionada com a incapacidade de reconhecimento. Expressa-se quando o indivíduo não reconhece estímulos que já foram familiares, perdendo essa capacidade.

Alterações da memória são comuns em vários transtornos. Por vezes, apenas com uma redução no nível anterior, sem chegar a representar. Uma alteração psicopatológica. Entretanto, alterações mais caracterizadas são comuns em transtornos neurocognitivos, principalmente os devido a Alzheimer e outras condições já chamadas de demências. Nos transtornos relacionados a trauma e estresse, como o TEPT, a revivescência também é comum, bem como memórias intrusivas.

Para aprender e lembrar sobre a memória nas funções mentais, só acompanhar mais este episódio da série sacoplimca pj!

Комментарии

Информация по комментариям в разработке