DESEJOS, VONTADES E COMPORTAMENTOS NO FUNCIONAMENTO PSÍQUICO? A CONDUTA - sacoplimca pj Ep.11

Описание к видео DESEJOS, VONTADES E COMPORTAMENTOS NO FUNCIONAMENTO PSÍQUICO? A CONDUTA - sacoplimca pj Ep.11

O comportamento humano é uma das principais fontes de observação de seu estado mental. Neste sentido, o domínio da conduta é muito importante.

A conduta é um domínio amplo. Envolve os comportamentos, vontades e atos realizados. Aqui não incluo a parte da psicomotricidade, que tem mais relação com o controle fino, motor dos comportamentos.

Assim, aqui vemos o funcionamento volitivo e comportamental. Quando pensamos na disposição geral, na motivação como um todo, excessos podem ser nomeados de hiperbulia. A inexistência de qualquer motivação, em contrapartida, nomeia-se abulia. Reduções que não chegam a ser totais podem ser hipobulia, ou avolia (a primeira mais com a vontade, enquanto a segunda mais ligada ao interesse). Contudo, se o aumento da motivação é em um único foco, nomeamos aumento da atividade dirigida.

A vontade e motivação pode ser com algumas coisas específicas, como sexo, por exemplo. O aumento do interesse sexual é o aumento da libido e, se tiver comportamentos direcionados para atos sexuais, nomeamos de conduta hipersexualizada. Contudo, perdas do interesse são chamadas de perda de libido. Semelhante com sexo, temos a área da alimentação. Aumento na quantidade de comida se chama hiperfagia, enquanto aumento da velocidade é hiperfogia. Se o aumento for do desejo, chamamos de aumento do apetite. No outro extremo, o comer muito pouco é a hipofagia e, a perda de fome, perda de apetite.

Entrando agora em comportamentos específicos, um dos mais conhecidos é a compulsão. Um comportamento repetitivo, direcionado, que é realizado em função da tentativa de aliviar algum pensamento, ou atender a algum tipo de regra (frequentemente um pensamento mágico).

Outros comportamentos específicos relacionados com a área sexual, acompanham o desejo relacionado a eles: os comportamentos e os desejos parafílicos. São comportamentos e desejos que buscam / obtém o prazer sexual de fontes que não são o sexo, ou a preparação genital. Ou seja, o uso de cordas é o que dá o prazer sexual, não o uso de cordas. / algemas para preparar o sexo, por exemplo.

Sobre desejos direcionados a alvos específicos, vale a pena também o destaque para a fissura. A fissura é o desejo intenso de consumir uma substância psicoativa.

Outra apresentação importante da conduta é quando há uma falta de controle, o que muitas vezes faz com que os desejos desadaptativos causem prejuízos: a impulsividade. O comportamento impulsivo é o agir sem pensar, não considerar riscos antes de fazer. Muitas vezes isto reflete em potenciais impactos, o que nomeamos de conduta arriscada.

Para além destas apresentações da conduta, há uma série de nomeações de condutas que são mais enraizadas, como padrões de personalidade e costumam ser mais constantes. Exemplos são a conduta manipulativa, ou sedutora (formas de tentar obter vantagens, ou receber algo em troca através de “jeitinhos”), a conduta insensível (que não considera o outro), a submissão (mudar seu comportamento para agradar terceiros), a hostilidade (reação agressiva e rude quando confrontado), a puerilidade (agir de forma infantil) e várias outras que aqui não vão caber...

Para além disso tudo, algumas condutas que repercutem em risco específico são importantes. A automutilação, ou autoagressão, que é qualquer tipo de lesão que a pessoa cause nela mesma (ainda que não seja para machucar, mas machuque, como roer unha). A conduta suicida, que envolve comportamentos na intenção de tirar a própria vida é, provavelmente das mais importantes de destacar. Ainda no campo dos riscos, a conduta heteroagressiva, que coloca terceiros em risco, bem como a conduta homicida merecem um destaque pela gravidade.

As alterações da conduta estão presentes em quase todos os transtornos mentais, com destaque para os episódios de humor, transtornos psicóticos, transtorno obsessivo-compulsivo, uso de substâncias e, com certeza, os transtornos de personalidade.

Venha aprender um pouco mais sobre as apresentações da conduta no funcionamento psíquico! Nosso episódio 11 da série SACOPLIMCA PJ!

Комментарии

Информация по комментариям в разработке