COMO FAZER DIAGRAMA DE MOMENTO FLETOR, FORÇA CORTANTE E NORMAL PELO MÉTODO DAS ÁREAS I Isostática

Описание к видео COMO FAZER DIAGRAMA DE MOMENTO FLETOR, FORÇA CORTANTE E NORMAL PELO MÉTODO DAS ÁREAS I Isostática

Qual a maneira mais fácil de fazer diagrama de momento fletor, esforço cortante e normal usando o método das áreas? Nesse vídeo apresento 3 exemplos de exercícios clássicos de teoria das estruturas.

📌 MINICURSO TRACE O TRAÇO - Aprenda a calcular por vez o traço de concreto com passo a passo

http://estruturasebim.com/comece-por-...

👉 Visite nosso site e garanta seus materiais
https://estruturasebim.com

⭕ EQUIPAMENTOS E LIVRO:

💻Notebook que uso para projetar SEM TRAVAR: https://amzn.to/3zuIkEH

⌨️ Modelo de calculadora que uso para calcular: https://amzn.to/3oqi0oP

👉 📚Livro Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado: https://amzn.to/3jfyFbX

👉Como aprendi revit do básico ao avançado
https://bit.ly/RevitdoBasicoaoAvancad...

Vídeo sobre Armadura Positiva e Negativa citado:
   • QUAL A POSIÇÃO DA ARMADURA POSITIVA E...  

Olá,

Como vai?

Antes de calcular uma viga temos que saber sobre o carregamento, reações de apoio e tipo de estrutura. Nesse sentido, com base nessas informações será possível esboçar os diagramas, que se dividem em:

- Diagrama de momento fletor: esse diagrama possibilita estimar os pontos de máximo momento, ou seja, determinar qual trecho da estrutura tem capacidade de curvar, causando tração ou compressão.

- Diagrama de força cortante: força capaz de cisalhar a peça, principal próximo a região dos apoios. Portanto, conhecer esses trechos para reforçar com estribos em caso de vigas.

- Diagrama de esforço normal: típico esforço capaz de deslocar horizontalmente a estrutura, o que pode causar certo deslocamento e ruptura da estrutura.

Uma forma de realizar os desenhos dos diagramas é pelo método das áreas, esse método só é possível uma vez que temos o diagrama de esforço cortante. As figuras geometricas formadas serão usadas para o cálculo da área e depois projetar no diagrama de momento fletor.

No entanto, com base no carregamento temos que seguir o desenho, no vídeo mostro um quadro com carga concentrada, distribuída e horizontal. Se for uma carga distribuída, e queremos fazer o diagrama de momento fletor temos que cruzar as informações onde o desenho da linha é uma parábola do segundo grau.

Como sabemos que é uma parábola do segundo grau temos que pegar o valor calculado da área do diagrama de esforço cortante e fazer o desenho com o valor.

Uma limitação do método da área é que ele é aplicável para cargas concentradas e distribuídas. Se a intenção for calcular uma carga trapezoidal ou triangular é interessante aplicar outro método.

Aproveite para assistir aos outros vídeos do canal, temos uma série onde começamos nos primeiros passos das estruturas. Desejo bons estudos!

FORTE abraço!
Eng° Pedro Rodrigues

00:00 Importância dos diagramas
00:27 Onde aplicar os diagramas?
01:19 Exercício 01 - Apenas carga distribuída
10:15 Exercício 02 - Carga distribuída e concentrada
18:34 Exercício 03 - Carga distribuída, concentrada e momento concentrado
30:00 Convite para baixar os materiais gratuitos

Комментарии

Информация по комментариям в разработке